Política

Prefeitos entrarão em campo no Mineirão para o 35º Congresso Mineiro de Municípios

O primeiro semestre do ano já é lembrado pelo movimento municipalista e pelo cenário político como o momento em que acontece o tradicional evento promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM). Palco para disputas entre grandes times do futebol, shows de artistas consagrados, eventos religiosos, de negócios, o Estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido como Mineirão, recebe, pela primeira vez o maior evento municipalista do Brasil ? o Congresso Mineiro de Municípios.

O encontro acontecerá nos dias 19 e 20 de junho de 2018, e contará com público composto por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, agentes públicos, imprensa e sociedade, em um espaço de discussão, troca de informações e aprendizado. O 35° Congresso Mineiro de Municípios terá como tema "Cidades: é aqui que eu vivo! O município é de todos", enfatizando a importância da gestão municipal para o cidadão e apresentando aos gestores, parlamentares, servidores públicos e sociedade, as melhores ferramentas e caminhos a seguir na gestão de uma administração eficaz. O evento é um momento não só de aprendizado, mas de troca de experiências e casos de sucesso. "E é disso que os gestores mais precisam: experiências para trazer resultados satisfatórios e positivos; e união para chegar lá", destaca o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda.

Em uma robusta programação voltada para a gestão pública municipal, o congresso engloba salas técnicas, debates, fóruns, seminários, encontros e a grande Feira para o Desenvolvimento dos Municípios, já em sua 33ª versão, o que transformará o Mineirão no maior movimento municipalista do Brasil.

Programação

No evento, os participantes podem conferir, além da entrega do "VIII Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal", as novidades com seminários sobre os seguintes temas: Cooperação Municipal no Território Regional de Saúde; de Tecnologia e Inovação para a Gestão Pública Municipal; de secretários municipais de Educação e da Judicialização da Saúde. Também serão tema de seminários a Cooperação Municipal no Território Regional de Saúde, além da discussão acerca da Assistência Social.

O evento ainda contará com o II Fórum Mineiro Eleitoral, o VI Fórum Mineiro de Educação, o VI Encontro Estadual de Secretários Municipais de Meio Ambiente, Obras, Pecuária e Agricultura e o VIII Congresso Mineiro de Vereadores. Todos os pré-candidatos à Presidência e ao Governo de Minas foram convidados pela AMM para o evento. 

Ação Municipalista

Antecipando o congresso, uma série de encontros da Ação Municipalista vem sendo promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o apoio da AMM. Nos dias 15 e 16 de maio, houve um evento com o objetivo de aproximar os gestores da pauta prioritária e de outras questões importantes do movimento municipalista.

No evento, os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, servidores municipais e sociedade dialogaram com consultores da CNM e da AMM sobre as principais reivindicações, bem como os projetos que estão para ser votados no Congresso Nacional e dependem da pressão nos parlamentares para que sejam votados. Além das pautas, os participantes dos encontros são convidados para os principais encontros municipalistas do Brasil: a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, marcado para os dias 21, 22, 23 e 24 de maio, na capital federal; e o 35º Congresso Mineiro de Municípios.

"É importante que essas informações cheguem ao interior do estado e que os prefeitos, vereadores e servidores públicos saibam o que acontece em Brasília, para poderem conhecer melhor o que está sendo pautado e cobrar dos deputados a aprovação de pautas de interesse dos municípios", destaca o presidente da AMM, Julvan Lacerda.

Termo de Compromisso

Os participantes do evento também contribuíram com a proposta de se criar um documento conjunto entre a CNM e todas as associações estaduais, para que, nas próximas eleições, cada candidato a deputado, senador, governador, assine um termo de compromisso, e avance no Congresso projetos que garantam melhor repartição de recursos com os municípios.


Notícia enviada por Redao, no dia 23/05/2018




Comente esta Notícia

Galerias

Adjan Ela & Casa realiza a terceira edição do Dia da Noiva

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro