Comunidade

Cinco dicas de sucesso para qualquer restaurante

Segundo números divulgados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em 2017, o setor de alimentação movimentou 184 bilhões de reais no país em 2016, com um avanço de 3% no setor de food service, conforme pesquisa do Instituto Food Service Brasil.


Mesmo diante deste cenário positivo, é preciso seguir diversas recomendações e dicas para garantir que o negócio permaneça ativo e com uma clientela sempre presente.

Mantendo o sucesso do restaurante


Atendimento: mesmo o melhor restaurante do mundo, com os melhores e mais saborosos pratos e os preços mais atrativos, não se sustenta sem um atendimento adequado. Quando os colaboradores e gestores não têm habilidade para lidar com o público, infelizmente o negócio está fadado ao fracasso - a não ser que o responsável perceba a tempo e treine toda sua equipe adequadamente ou mesmo substitua os colaboradores.


Qualidade: a qualidade do serviço depende de vários detalhes e fatores, desde a escolha adequada do gás para restaurantes até a elaboração cuidadosa do cardápio. Os fornecedores também devem ser selecionados com atenção, pois é do produto deles que depende o resultado final dos produtos finais a serem comercializados. Sempre leve em consideração os processos da cozinha, tornando-os padronizados e sistematizados, reduzindo a margem de erros e evitando desperdício.


Tecnologia: muitos restaurantes - sobretudo os mais tradicionais - ainda mantêm formas antigas e pouco consistentes de gerenciar as tarefas do estabelecimento. Deixe os papéis e canetas para lá e traga para o seu restaurante as facilidades da tecnologia! Não faltam no mercado opções de softwares e gerenciadores para os mais diversos tipos de negócios - dos menores às grandes redes. Essa modernização é essencial, reduzindo falhas e problemas - inclusive na contabilidade da empresa.


Marketing: atrair novos clientes e fidelizar os atuais é o principal foco do trabalho de marketing. É preciso que as pessoas conheçam o negócio para então decidirem frequentá-lo com a família e os amigos. Além da divulgação com panfletos e folhetos, uma excelente dica é utilizar as redes sociais e a internet, compartilhando conteúdo interessante, promoções e novidades com os possíveis novos clientes e com aqueles que já frequentam o estabelecimento


Planejamento: planejamento é fundamental para qualquer negócio, em qualquer ramo de atuação, e não seria diferente com os restaurantes. Toda e qualquer ação necessária no estabelecimento, desde a compra de insumos até a troca de algum equipamento, precisa ser programada com antecedência para que se encaixe adequadamente nas contas e no fluxo geral do empreendimento. Isso evita problemas e prejuízos com gastos mal calculados, por exemplo.


Com estas e outras dicas, é possível trazer melhores resultados para o seu restaurante.


Notícia enviada por Redao, no dia 15/05/2018




Comente esta Notícia

Galerias

Confira fotos da Festa do Cavalo 2018

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro