Saúde

Yoga é opção para controle do estresse, ansiedade e até peso

Se você faz yoga há algum tempo, já deve ter notado alguns benefícios da prática. É provável que esteja dormindo melhor, tenha ganhado flexibilidade e esteja menos estressado. Isso porque, conforme explica a instrutora de yoga Elenice Dutra Diniz, essa prática milenar trabalha o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e facilitar o emagrecimento. "Para se aproveitar todos os benefícios desta atividade, são necessários, pelo menos, três meses de prática. Este tempo permite que a pessoa adquira consciência corporal e possa controlar melhor a mente, para que ela influencie o corpo e, assim, todo o organismo trabalhe de forma harmônica e equilibrada", explica. 

As aulas têm duração de 50 a 60 minutos e trabalham corpo, mente, resignação e emoções. "Nossos alunos aprendem que o yoga é a transformação da consciência humana em consciência divina. Que o yoga não é religião, mas sim, uma filosofia de vida, que permite ao ser humano acordar de seu sono e vivenciar a felicidade permanente que ele é. O ser humano, não percebendo que ele já é a felicidade, busca incessantemente essa felicidade fora de si, nos objetos externos. Mais cedo ou mais tarde, percebe que a causa do seu sofrimento está na limitação de sua mente, e que a felicidade não é encontrada fora, mas em cada momento em que está consigo mesmo, sem desejos, sem pensamentos, em paz", explica. 

 

Prática milenar 

 

Esse estado de plenitude é buscado e encontrado por milhões de pessoas ao longo do séculos. Apesar de estar na moda nos últimos tempos e ter se popularizado entre os famosos, como Adam Levine, Jennifer Aniston, Gisele Bundchen Sabrina Sato, Fernanda Lima, Giovanna Ewbank, Grazi Massafera e tantos outros mais, o yoga surgiu há mais de 5 mil anos, na Índia. "A palavra yoga vem do sânscrito (uma das línguas do ocidente) e significa união. E quando falamos em "união", o assunto vai bem mais além: se refere a uma integração de tudo que há no universo", pontua a instrutora Elenice Dutra Diniz. 

Entre as vantagens citadas por Elenice está o fato de que qualquer pessoa, independente de raça, nacionalidade, idade, religião, crença ou condição sociocultural, pode praticar yoga. "A prática é aberta a todos aqueles que desejam se beneficiar. Pessoas doentes ou idosos (desde que acompanhadas por médico), também podem praticar. Todos têm um limite e, dentro desse limite, existem técnicas que podem ser usadas com segurança e responsabilidade, sem colocar a saúde do praticante em risco", garante. 

Quebrando um mito, a instrutora esclarece que o praticante não precisa ter grande flexibilidade articular. "As pessoas podem dizer: 'eu não sou flexível'. Mas o sucesso nos exercícios ou posturas é resultado de uma atitude interna. Tem a ver com a forma como ele é feito e a amplitude do movimento. Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem e devem praticar, ganhando, assim, a manutenção da saúde física, mental e emocional", afirma. Ainda segundo Elenice, os benefícios são extensos e podem variar de pessoas para pessoas. "Isso depende da entrega do aluno; da conexão que ele estabelece com a prática", orienta.

 

Confira alguns benefícios 

da prática do Yoga

 

Controle da resignação, e através deste controle, eliminação da ansiedade e agitação mental;

Desenvolvimento pessoal;

Flexibilidade;

Fortalecimento muscular;

Melhora na concentração, intelecto e memória;

Realização pessoal;

Autoconfiança e paz interior;

Regulação da pressão arterial;

Alívio ou eliminação gradativa de problemas físicos originários de causas psíquicas (doenças psicossomáticas);

Alívio de doenças respiratórias e de dor nas costas;

Auxílio na perda de peso, melhora sistema vascular, cardiovascular e da desordem do aparelho digestivo; 

Melhora do funcionamento das glândulas endócrinas, o que também beneficia o sistema nervoso e cérebro.

 

Serviço

Elenice Dutra Diniz

Professora e instrutora de yoga. 

Espaço Aditii Yoga Terapia Integrais

Endereço:  avenida Telésforo Cândido 

de Rezende, 861, sala 309.

Telefone: (31) 98861-0918


Notícia enviada por Redao, no dia 13/05/2018




Comente esta Notícia

Galerias

Noite de homenagens em Lafaiete promovida pela agência de pesquisa RJSUL Comunicação (antiga CNPP)

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro