Cultura


Projeto de teatro acessível premiado pela ONU chega a Lafaiete



Projeto de teatro acessível premiado pela ONU chega a Lafaiete

Nos dias 23 e 24 de abril, Lafaiete recebe uma programação para lá de diferente: atividades culturais que são uma experiência ampla, profunda e inovadora em acessibilidade e inclusão. E o melhor: tudo de graça. Fundada pela jornalista Cláudia Werneck, a ONG Escola de Gente - Comunicação em Inclusão traz para a cidade uma oficina (23) e um espetáculo de teatro (24) que, com 10 recursos acessíveis, permitem a participação de todas as pessoas - com e sem deficiência. O espetáculo é livre. No entanto, a recomendação é que seja assistido por pessoas a partir de 12 anos, que conseguem compreender melhor o texto.

O evento acontece no Centro Cultural da escola estadual Narciso de Queirós. A oficina será voltada para profissionais de ensino, mas qualquer pessoa interessada em participar pode procurar a Secretaria de Educação. O público vai poder conferir a apresentação da peça "Ninguém mais vai ser bonzinho" do grupo "Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade". Criado pela atriz e apresentadora Tatá Werneck, já foi assistido por mais de 100 mil pessoas e premiado nas Nações Unidas, já que é o único no mundo a realizar espetáculos com máxima acessibilidade. O texto aborda, com muito humor, questões cotidianas de preconceito e discriminação. São sete esquetes em que atores e atrizes se revezam em personagens nos quais a plateia se reconhece com facilidade, fazendo com que todas as pessoas - com e sem deficiência - se divirtam juntas no teatro.

Para garantir a participação de todos, que é lei, mas ainda praticamente não cumprida, a peça disponibiliza dez recursos de acessibilidade, como intérprete da língua de sinais brasileira (Libras), fones para audiodescrição, material de co­municação em braile e formatos digitais, visita tátil ao cenário, rampas de acesso, banheiro adaptado e atendimento acessível des­de a fila. O projeto "Aqui trem cultura acessível" é patrocinado pela MRS Logística e percorre os municípios por onde passa a ferrovia.

Serviço

Dia 23-04 (segunda-feira)

Atividade: Oficina - às 15h

Local: Centro Cultural da E. E. Narciso de Queirós

Endereço: Rua Barão do Suassuí, 231, Santa Efigênia

 

Dia 24-04 (terça-feira)

Atividade: Espetáculo - às 18h

Local: Centro Cultural da E. E. Narciso de Queirós

Endereço: Rua Barão do Suassuí, 231, Santa Efigênia



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 23/04/2018


Comente esta Notícia