Região


Prefeitos da região realizam assembleia da Amalpa em Moeda



Na sexta-feira, dia 6, foi realizada a 236ª assembleia da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (Amalpa) em Moeda. O encontro contou com a participação da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi-MG), do Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Polícia Militar, representantes do Sebrae-MG, o presidente do Conselho de ex-presidentes da Frente Nacional de Prefeitos, entre outras autoridades políticas.

O presidente da Amalpa e prefeito de Queluzito, Célio Pereira de Souza, sugeriu uma reunião administrativa para os prefeitos para tirarem suas dúvidas com o Indi-MG e o BMDG. Representando a Secretaria de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), o subsecretário Pedro Leão falou da dificuldade que os prefeitos encontram, em função da crise econômica, para a realização de obras e manter equipamentos: "Neste momento, de crise econômica e de instabilidade política, é necessário um auxílio sobre o desenvolvimento econômico para que não gere problemas sociais, com menos investimento na educação, na cultura", disse, citando o alto índice de desemprego em todo país, sugerindo a criação de Arranjo Produtivo Local (APL), principalmente nas cidades mineradoras.

O deputado estadual Glaycon Franco frisou as palavras do subsecretário Pedro Leão, sobre os lançamentos dos APL, no qual os artesãos conseguem os certificados de seus produtos, criando uma linha de produção maior, gerando empregos e renda. O deputado também falou sobre a implantação do escritório Regional de Saúde e a Perícia Médica, em Lafaiete, que será na delegacia municipal. "Gostaria também de anunciar que será pago, agora, o recurso do Castra Móvel, para comprar o carro que irá atender toda a região, castrando os animais de rua. Isso é um benefício muito satisfatório, diminuindo consideravelmente os cachorros e gatos das ruas".

Durante o encontro, foi assinado o convênio entre a Amlpa e o Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete (CES-CL). O presidente abordou a importância desse convênio: "Esse convênio vai colocar o aluno dentro do município, vai ser bom para o acadêmico, para instituição e para o município. Com isso o estudante terá a oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos dentro de sala de aula e o município não terá custo nenhum com isso, contribuindo para o desenvolvimento da nossa região".  Já o diretor do CES agradeceu o convite: "A nossa proposta é muito simples, queremos trazer a escola para fora dos nossos muros. E para isso, mostrar o que somos capazes de fazer. Hoje, temos essa proposta montada, mas a nossa ideia é que vocês nos tragam as suas demandas para que a fundação faça seu papel". 

Os prefeitos tiveram a oportunidade de participar da palestra sobre o projeto "Olho Vivo", realizada pelo gerente da empresa de Vigilância Eletrônica Pública, Nelson Veloso, que explicou sobre o funcionamento das câmeras nos municípios, afirmando que é de custo baixo e muito seguro para a população. Segundo ele, o projeto conta com o apoio da Polícia Militar. "Vai de acordo com tudo o que a polícia pede. A Prefeitura faz o convênio com a Polícia e nós prestamos os serviços. A câmera é capaz de buscar em até 250x, com nitidez na imagem." O prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, confirmou a eficiência do sistema: "Nós já adotamos esse sistema de monitoramento em Ouro Branco há 6 anos e temos um dos índices mais baixos de criminalidade da região".

Atual presidente do Conselho de ex-presidentes da Frente Nacional de Prefeitos e ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda discursou sobre sua atuação no Conselho, afirmando que acompanha de perto a realidade enfrentada pelos chefes de executivo: "Nós teremos uma reunião no início de maio, em Niterói, na qual vamos discutir a pauta das diretrizes e reivindicações dos prefeitos. Essa pauta será encaminhada aos candidatos à presidência da República, ainda no fim do semestre. Além disso, o documento será enviado aos deputados, prefeitos, vereadores para que se discuta a pauta municipalista, que é muito importante neste momento difícil que estão passando".

O Gestor Regional do Sebrae-MG Aristides Rocha de Araújo, tomou a palavra: "Agradeço ao Prefeito Célio pela oportunidade de fazer esse convite a todos os prefeitos e suas equipes de desenvolvimento. O SEBRAE está com o edital aberto que é para o Prêmio de Prefeito Empreendedor que tem como intenção reconhecer iniciativas dos municípios que desenvolvem ações com foco na linha de desenvolvimento, que geram impactos positivos na vida dos pequenos negócios, estará aberto até o dia 28 de maio onde terão 6 categorias dentro do prêmio e eu quero convidar a todos vocês, para que possam entrar no site e realizar o cadastro".

 

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Amalpa e prefeito de Queluzito Célio Pereira de Souza, prefeito anfitrião Leonardo Augusto Moura, acompanhado de seu vice-prefeito, Divino Pedro da Silva, deputado estadual Glaycon Franco, o presidente da Câmara de Moeda Júlio César Moreira, gerente de Projetos Prioritários e Territórios do Indi-MG Renato Ferraz, gerente de Negócios do Setor Público do BDMG Francisco Fredson, subsecretário de Desenvolvimento Integrado Pedro Leão, ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda, tenente do 31º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais Fabiano Rocha representado pelo tenente Israel.

Participaram do encontro os prefeitos Luiz Otávio (Casa Grande), Mário Marcus (Conselheiro Lafaiete), Hélio Campos (Ouro Branco), Elias Ribeiro (São Brás do Suaçuí), Marcos Bellavinha (Caranaíba) e José Walter (Entre Rios de Minas) e Rogério Mendes (Piedade Gerais). Marcaram presença, ainda, os vice-prefeitos Arnaldo Ozório, representando o prefeito de Congonhas, Reinaldo Alimateia (Casa Grande), Marco Antônio (Conselheiro Lafaiete), Celso Roberto (Ouro Branco), Paulo Luciano (São Brás do Suaçuí); os presidentes de Câmara, Carlos Roberto (Ouro Branco), Rinaldo Marinho (Capela Nova) e Frankin William (Entre Rios de Minas). As primeiras-damas, Mônica Gonçalves (Casa Grande), Beatriz Alves (Moeda), (Entre Rios de Minas Bernadete Freitas; os vereadores, Maurilo Paulino, Andréia Guilhermina e Fábio Júnior (Casa Grande), Luciano Machado, Alex Junio, Magna Dark e Otacílio Alves (Moeda), Roberto Rodrigues (Ouro Branco), Alzira Aparecida, Neusa Rodrigues, Sebastião Moraes e Sebastião Melo (Queluzito), Ademir Fernandes e Humberto de Souza (Caranaíba). O pai e representante do deputado federal Marcelo Aro, José Guilherme também participou da assembleia, além dos representantes do deputado estadual Cabo Júlio, Rafael Vinicius, Pedro Duarte e Jaqueline Nascimento.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 10/04/2018


Comente esta Notícia