Cultura


Portador de síndrome de down supera limitações e expõe sua arte em Lafaiete



Breno José Serafim Dias é artista plástico e portador de Síndrome de Down. Filho de Lincoln Serafim Dias e de Marise Barbosa Dias, é nascido e residente em Lafaiete e funcionário de uma empresa de veículos. O que nas horas vagas era um hobbie, transformou-se em hábito e arte. Começou a pintar há pouco tempo e já possui um acervo de telas e desenhos em papel.

A síndrome de Down (trissomia do 21 ou SD) é uma alteração genética caracterizada pela presença de um cromossomo extra nas células de um indivíduo. Tal condição causa problemas no desenvolvimento corporal e cognitivo, promovendo características físicas típicas e deficiência intelectual em diferentes graus. Estima-se que, a cada 700 nascimentos, 1 bebê tenha a condição. As chances aumentam à medida que a futura mãe envelhece, sendo um dos maiores fatores de risco a gravidez acima dos 35 anos de idade. Trata-se da condição genética. No Brasil, há cerca de 270 mil pessoas com síndrome de Down. 
Tais condições não impediram que o lafaietense Breno José desenvolvesse sua capacidade intelectual para dedicar-se às artes, em especial à pintura abstrata. 
A pintura é uma das artes plásticas que desde a Idade da Pedra até o presente momento não parou de evoluir em relação às suas técnicas, temáticas e correntes criativas. Essa arte é uma corrente que teve início no século XX no contexto da vanguarda artística.
No intuito de valorizar o artista e promover a igualdade, a Secretaria Municipal de Cultura realizará uma exposição com as obras de Breno, visando o reconhecimento e a projeção do seu nome. A abertura será dia 21 de março, às 15h, no saguão do Museu Antônio Perdigão ? Praça Tiradentes. Na ocasião, Breno fará demonstração da sua técnica mostrando, para todos nós que ser diferente é normal. A exposição estará aberta até sexta-feira dia 23, de 9 às 18h e a entrada é gratuita.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 20/03/2018


Comente esta Notícia