Comunidade

Entenda o Dia Internacional da Mulher e surpreenda neste 8 de março

As mulheres nem sempre tiveram direitos políticos e sociais. Por muitos séculos, elas foram instruídas a ficarem em casa, apenas cuidando dos filhos e de afazeres domésticos. Felizmente, esse cenário se modificou com o decorrer dos anos. Em meio a diversas lutas por melhores condições de trabalho foi que surgiu o dia 8 de março, conhecido no mundo todo como o Dia Internacional da Mulher.

Os eventos mais sintomáticos começaram já no século XIX, quando as mulheres pediam por melhores jornadas de trabalho e protestavam contra um sistema que as discriminava. Em 1908, cerca de 1.500 mulheres americanas se rebelaram contra a desigualdade econômica e política existente na época. Em 1909, mais de 500 fábricas americanas entraram em greve. Mas foi mesmo em 1910 que começou a se desenhar uma data para comemorar o Dia Internacional da Mulher e simbolizar a luta em prol de direitos.Na ocasião, um grupo de mulheres se reuniu em uma conferência internacional e aprovou, com mais 17 países, a criação do Dia Internacional da Mulher. Mas foi apenas em 1917 que o dia 8 de março foi consolidado. Nessa data, cerca de 90 mil mulheres protestaram contra a participação da Rússia na guerra e as condições de trabalho impostas às mulheres.No decorrer do século XX, vários movimentos surgiram e grandes conquistas foram realizadas. A Organização das Nações Unidas (ONU), da qual vários países são signatários, assinou um acordo que atestava a igualdade de gênero entre homens e mulheres; a comemoração do ano internacional da mulher em 1975, no México; e um plano internacional da própria ONU para eliminar as desigualdades de gênero.No Brasil, os movimentos em prol dos direitos das mulheres começaram por volta dos anos 20, com as sufragistas. O movimento foi responsável pela conquista do direito ao voto, exercido em 1934 durante o governo de Getúlio Vargas. Em 1970, começaram a surgir as instituições que versavam sobre questões inerentes à sexualidade e à saúde da mulher. Em 1985, foi inaugurada em São Paulo a primeira delegacia com atendimento exclusivo às mulheres.Outro marco importante foi a promulgação da Lei Maria da Penha, em 2006, que criminaliza a violência doméstica contra esse grupo de pessoas, seja ela física, sexual, psicológica, patrimonial ou moral.

Presentes

O Dia Internacional da Mulher ficou conhecido também como uma data em que as mulheres são presenteadas por entes queridos e por namorados ou maridos. É uma data simbólica muito importante para comemorar o que já foi conquistado e para refletir sobre o que ainda precisa ser feito. Se você deseja comprar algo nesse dia, alguns dos presentes mais comuns comprados nessas datas são joias e flores, mas também há outras opções, como ingressos de cinema, shows, eventos culturais e uma noite agradável em um restaurante -- tudo depende do perfil e do gosto da mulher que você gostaria de presentear.

Agência Conversion

 


Notícia enviada por Redao, no dia 05/03/2018




Comente esta Notícia

Galerias

Adjan Ela & Casa realiza a terceira edição do Dia da Noiva

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro