Saúde


Pilates também é opção de atividade física para quem quer estar em forma



Cada vez mais pessoas tomam consciência de que uma vida mais saudável precisa inclui uma alimentação equilibrada e a prática de uma atividade física. No entanto, é muito comum que a empolgação inicial 'bata na trave', exatamente por não conseguir se adaptar a uma nova rotina. Nessas situações, a falta de continuidade do projeto pode ter a ver com a escolha errada do esporte: nem todo mundo se adapta a prática de atividades em ambientes abertos, como corrida e ciclismo, ou a rotina de academia. O que muita gente não sabe é que é possível obter condicionamento físico, força, ganho de massa magra e tantos outros objetivos tão sonhados com a prática do Pilates.

Uma das vantagens do método é que ele pode ser praticado por todos: crianças, adultos, idosos e até gestantes. Isso porque os exercícios são direcionados e específicos para cada aluno, de acordo com objetivos e necessidades individuais. Para isso, ele passa por uma avaliação criteriosa com um fisioterapeuta ? trabalho que, na Bioforma Pilates, é feito por Laila Maria Binato Junqueira e Verônica Márcia Gomes de Oliveira. "O método Pilates é indicado para todos aqueles que almejam praticar uma atividade física sem impactos, dinâmica e com supervisionamento. O aluno se exercita no solo e em aparelhos durante uma hora de aula, de maneira bem dinâmica", explicam.

No caso de gestantes, é necessário que a futura mamãe esteja bem fortalecida, devido a possíveis dores que podem surgir durante a gestação. "O trabalho é personalizado, enfocando o parto e o pós-parto. Muitos alongamentos, fortalecimentos da musculatura de costas, períneo, musculatura interescapular são trabalhados em todas as aulas, além, é claro, do trabalho de circulação de panturrilha, pernas e toda musculatura", explicam.

O objetivo da prática é fortalecer o Core (musculatura do abdome) ? músculos que dão suporte e estabilidade para as regiões pélvica, lombar e para o quadril. "Para isso, o Bioforma Pilates conta com profissionais capacitadas e um estúdio completo, que inclui os equipamentos para Pilates Solo (MAT Pilates), além de TRX, core align, elastic training, que também são utilizados para alongar e fortalecer a musculatura associados ao Pilates", acrescentam as fisioterapeutas.

Conforme detalham Laila e Verônica, em curto prazo, o aluno já observa melhora da dor, ganho de flexibilidade, melhora na qualidade do sono, disposição, melhora da circulação venosa, ganho de condicionamento cardiovascular, entre outros.  "A médio e longo prazo, o praticante do método Pilates ainda se torna mais forte, alongado, adquire muito equilíbrio, consciência corporal, propriocepção, resistência, força de abdome, ganha massa magra e diminui a circunferência abdominal", acrescentam.

 

Serviço

Endereço: travessa Jacinto Siqueira,40, Centro

Telefone: 3721-6494/98812-6494



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 28/02/2018


Comente esta Notícia