Comunidade


Nota do ENEM: como utilizar em vestibular fora de época



 Para quem pretende ingressar na universidade mas perdeu o período de provas de final de ano e não quer aguardar até o meio do ano para a abertura de novas vagas, uma excelente opção é aproveitar os vestibulares "fora de época".

Normalmente disponibilizados por instituições privadas em todo o país, o vestibular ocorre em meses entre os períodos clássicos das provas e abrem oportunidade inclusive para quem deseja utilizar a nota do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - para auxiliar no ingresso.

Nota do ENEM como critério classificatório

Cada vez mais instituições de ensino utilizam a nota do ENEM como quesito classificatório, dispensando o candidato da prova tradicional, ou como parte da nota total do vestibular. É preciso analisar as orientações de cada universidade para saber qual é a melhor para cada caso específico.

Há instituições que utilizam o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio como elemento de combinação com a nota da prova de vestibular. Por exemplo: em alguns locais, é possível eliminar a prova objetiva ou a prova de redação com a nota do exame. Com isso, é necessário fazer apenas uma das provas, o que reduz a pressão sobre o candidato e permite que ele desempenhe com muito mais tranquilidade.

Algumas universidades também adotam a pontuação do ENEM como critério para descontos. É possível obter abatimento na matrícula ou na primeira mensalidade (ou em ambas), e, em alguns casos, até alcançar a possibilidade de uma bolsa integral de estudos.

O Exame Nacional do Ensino Médio também pode ser considerado por algumas faculdades como etapa única de avaliação, ou seja, além de dispensar a necessidade de provas objetivas ou de redação, elimina também outros testes, facilitando o ingresso e permitindo ao aluno que realize o sonho do diploma.

Vestibular e ENEM: verifique se a instituição do seu interesse permite a inscrição online, bastando nestes casos entrar no sistema e inserir a pontuação obtida. Depois, basta que o aluno compareça com os documentos comprobatórios e faça a matrícula.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 27/02/2018


Comente esta Notícia