Saúde

Mário Marcus anuncia reforma da Policlínica e prega atendimento humanizado

Durante o programa institucional da Pre­fei­tura de Conselheiro Lafaiete, transmitido na quinta-feira, dia 8, o prefeito Mário Marcus Leão Dutra (DEM) anunciou que a Po­liclínica Municipal passará por reformas. De acordo com o demista, a obra será dividida em etapas para não atrapalhar o atendimento prestado na unidade. No total, serão investidos R$3 milhões e o projeto prevê duplicar a capacidade de atendimento da unidade. 
Em entrevista exclusiva ao Jornal CORREIO, o prefeito explicou que a reforma e ampliação vai abranger toda a estrutura da policlínica. A expectativa é de que as obras tenham início em abril. Do total previsto para a reforma, R$1,6 milhão já se encontra na conta do Município. O recurso é proveniente de um convênio com o Ministério da Saúde. Para cobrir o restante, o prefeito está em tratativas com o governo do estado, mas também não descarta aplicar recursos próprios. "Essa obra é uma questão de honra para o meu governo. Queremos garantir um atendimento mais humano e acolhedor ao nosso munícipe. Sabemos que a Policlínica é a principal porta de entrada para quem precisa de atendimento médico e vamos garantir que essa atenção seja oferecida a todos que procuram a unidade", comentou Leão Dutra. 
O prefeito Mário Marcus ainda deu detalhes do projeto. Conforme ele, com a reforma o acesso das ambulâncias passará a ser feito pela rua Domingos Alves Baeta, na parte inferior do prédio, onde também funcionará o setor de Urgência e Emergência e serão instalados elevadores. 
Para garantir que o atendimento dê conta da maior demanda pelos serviços médicos, o projeto prevê dobrar o número de consultórios e para isso, o prefeito adiantou que serão contratados mais médicos. "Também vamos melhorar a área da recepção e da triagem de forma que se tornem mais agradáveis e a acolhida aos pacientes seja realizada em um ambiente mais humanizado", informou, acrescentando que também está prevista a compra de um gerador de energia elétrica para manter os atendimentos, mesmo em situações adversas. O prefeito lembrou que situações como essa já ocorreram e os profissionais ficaram desguarnecidos diante dos pacientes. 
Com a reforma e ampliação, a intenção é de que a Policlínica se transforme em um hospital municipal, garantindo mais resolutividade aos pacientes. "Primeiro faremos as obras da parte dos fundos da unidade para depois avançar para parte central. Dessa forma, os serviços passarão a ser oferecidos na estrutura construída nos fundos sem ter que deslocar o atendimento para outra unidade de saúde. Vamos garantir um atendimento com mais agilidade, além de propiciar melhores condições de trabalho para nossos servidores.    
Unidade virou alvo recente de vandalismo
Camas e leitos revirados, porta de um banheiro quebrada e pacientes removidos às pressas de seus leitos: esse foi o saldo de um ato de vandalismo cometido na Policlínica Municipal no início da noite de sexta-feira, 1º de dezembro. Segundo informações fornecidas pela Polícia Militar, que foi obrigada a intervir no caso, um homem de 28 anos, que estava na unidade para atendimento, recusou-se a receber medicação. Nitidamente exaltado, ele teria provocado vários danos na enfermaria masculina, forçando a retirada dos pacientes do local, devido a agressividade do autor. Em janeiro, três funcionários da equipe técnica de enfermagem da Policlínica Municipal de Lafaiete foram agredidos durante atendimento a um paciente do CAPS, que foi levado à unidade pelo Samu.


Notícia enviada por Redao, no dia 19/02/2018




Comente esta Notícia

Galerias

Anunciando a primavera, ipês colorem Lafaiete

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Claudinei Rodrigo da Silva IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro