Esportes

Rio São Francisco, em Três Marias, no dia 27 de janeiro de 2018. Será o fim?

Uma preocupação muito grande está causando alvoroço, principalmente para os pescadores, a situação do nível das águas do rio São Francisco abaixo da represa de Três Marias. Diversas especulações tentam explicar o que está ocorrendo. Pescadores de nossa cidade que têm rancho na região e que recentemente estiveram por lá, informaram que quase ninguém se aventura a tentar a navegação, nem pescadores, nem ribeirinhos e muito menos a polícia ambiental, já que o risco de um acidente é muito grande. Tecnicamente, podemos tentar explicar tendo como base os dados diários do reservatório de Três Marias, fornecidos pela CEMIG. Vamos, através de um quadro representativo, tentar explicar o que ocorreu no ano de 2017:

Com base nos dados acima, não fica difícil concluir que a CEMIG manteve uma vazão de saída maior durante quase todo ano visando a suprir a falta de água no reservatório de Sobradinho na Bahia. Por este motivo, o nível se manteve razoavelmente bom até a data limite de 18 de Novembro, quando o nível da represa chegou a seu ponto crítico (6,0%), forçando o fechamento das comportas, com a consequente diminuição da vazão. Com a chegada do período chuvoso e a vazão baixa, nota-se a recuperação gradual do volume do lago, atingindo no dia 28 a marca de 25,5%, praticamente a mesma do último ano. Isto quer dizer que, se a represa de Sobradinho conseguir se manter, o nível da represa de Três Marias, apesar de não muito confortável, deverá romper mais um ano sem grandes problemas. Importante também ressaltar que este ano tem chovido mais na região, dados também comprovados pela CEMIG: Em janeiro de 2017 a vazão de entrada foi de 11.203.000 e em janeiro de 2018, até o dia 28 já atingiu 16.027.000. É esperar para ver. Observação: todos os dados de vazão são em metros cúbicos por segundo.


Notícia enviada por Redao, no dia 06/02/2018




Comente esta Notícia

Galerias

Noite de homenagens em Lafaiete promovida pela agência de pesquisa RJSUL Comunicação (antiga CNPP)

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro