Deputado Glaycon Franco entrega tratores de grande porte ao Município de Lafaiete - CORREIO DA CIDADE
Política

Deputado Glaycon Franco entrega tratores de grande porte ao Município de Lafaiete

A frota oficial de Conselheiro Lafaiete acaba de ser reforçada com equipamentos, verdadeiramente, de peso. Na segunda-feira, dia 22 de janeiro, o deputado estadual Glaycon Franco fez a entrega à prefeitura de dois tratores, no valor de R$ 265 mil reais.

 

A chegada das máquinas foi comemorada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael Lana: "Tivemos a grande satisfação de receber estas máquinas, por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Glaycon Franco. Elas nos ajudarão muito no trabalho que vimos desenvolvendo junto aos pequenos produtores rurais, uma vez que Lafaiete tem uma área rural muito ampla e o Município ainda carece de maquinário para que a gente consiga atender a todas as demandas deste segmento. Com os dois novos tratores esperamos aumentar a produção, tanto para abastecer o mercado interno, quanto, eventualmente, atender a outras cidades da região", afirmou o secretário.

 

Rafael Lana informou que a Prefeitura decidiu reativar o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e a ideia é que a utilização dos tratores seja feita pelos produtores, por meio deste órgão. Em atendimento à antiga reivindicação dos produtores rurais, que pleiteiam a implementação de políticas públicas que beneficiem o setor, o secretário de Desenvolvimento Econômico citou ações desenvolvidas recentemente pelo Município, como a revitalização das estradas rurais para facilitar o escoamento da produção e a reestruturação do Mercado do Produtor para facilitar o acesso da população aos itens que vêm diretamente do campo para a cidade.

 

Também têm sido promovidos cursos e palestras de incentivo ao empreendedorismo no campo e foi realizada, em 2017, a "Semana do Desenvolvimento Rural". Ainda no ano passado, a Expoagro teve como foco a valorização do segmento agropecuário através da realização de feira de equipamentos e exposição com premiação de animais.

 

Segundo o prefeito Mário Marcus, o potencial agrícola de Lafaiete é um dos itens que merecem atenção especial no "Projeto 2037", que traça o perfil de desenvolvimento do município ao longo dos próximos 20 anos. Ele disse que a chegada dos novos tratores reforça as políticas implementadas pelo Município no setor agropecuário: "Foi outra ação de nosso governo, em parceria com o deputado estadual Glaycon Franco, para que a gente possa oferecer aos produtores mais facilidade no preparo da terra para plantio. É um incentivo a mais que poderemos oferecer para o aumento da produção agrícola em Lafaiete."

 

A ligação do deputado Glaycon Franco com a produção agrícola e pecuária vai muito além de sua atuação parlamentar. Nascido e criado no meio rural, ele conhece as dificuldades do dia a dia do homem do campo e se dedica com especial carinho à busca de meios que possam, pelo menos, amenizar o árduo trabalho de quem planta e cria.

 

Por isso, é pelo ponto de vista dos agricultores que Glaycon avalia a incorporação dos dois novos tratores ao patrimônio do município de Lafaiete: "O homem do campo raramente ocupa o Poder Público, embora integre um dos setores que mais contribuem para o desenvolvimento do Estado. O que ele pede são estradas em condições de transportar a produção. Nesta crise econômica que o país enfrenta, se não fossem os agricultores, os produtores de leite e suinocultores, aqueles que lavram a terra, produzem alimentos e os colocam na nossa mesa, a situação estaria muito pior. Precisamos valorizá-los e é isso que temos feito através de nosso mandato. Um de nossos compromissos era propor emenda parlamentar para aquisição de dois grandes tratores agrícolas que, tenho certeza, vão atender aos pequenos produtores rurais de Conselheiro Lafaiete para que eles possam ampliar sua produção e, com isso, manter as próprias famílias, além de gerar emprego e renda no campo", declarou o deputado.

 

A Prefeitura estuda agora aspectos jurídicos a fim de que os tratores recém-adquiridos possam ser requisitados pelos pequenos agricultores também para atividades em suas propriedades.


Notícia enviada por Redao, no dia 26/01/2018




Comente esta Notícia

Galerias

Noite de homenagens em Lafaiete promovida pela agência de pesquisa RJSUL Comunicação (antiga CNPP)

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro