Política


Deputado Glaycon participa do Festival de Folias de Reis



No último Domingo, dia 14, o deputado Glaycon Franco participou do VI Festival de Folias de Reis de Conselheiro Lafaiete, realizado na Praça São Sebastião.

O deputado participou da Missa concelebrada pelos Padres Daniel e Moreira, da procissão com o mastro das Folias de Reis e da premiação das 11 Folias de Reis que estiveram presentes enriquecendo o evento. O deputado fez a entrega de troféus aos ternos participantes

Filho de produtores rurais, Glaycon convive desde a infância com a passagem dos reisados e não escondeu o entusiasmo por ter a oportunidade de, como representante parlamentar de Conselheiro Lafaiete e região na Assembleia Legislativa, poder apoiar apresentações como estas, de cunho cultural e religioso: "Desde pequeno, sempre prestigiava e gostava muito destas manifestações culturais e religiosas da nossa região. Como deputado, mas principalmente como cidadão da nossa terra, temos feito o que podemos fazer. Tive a alegria de rever hoje aqui velhos amigos de infância que conseguem, com todas as dificuldades que a gente sabe, ainda mais neste momento de crise, manter a tradição das nossas folias de Reis, nossos congados, que deram origem à sólida formação de valores do povo de nossa região. Ao longo de dois mandatos, já tivemos a oportunidade de homenagear mais de 700 congadeiros em sessões especiais da Assembleia Legislativa, fizemos a mais recente sessão especial prestigiando as bandas de música e continuaremos trabalhando muito para manter vivas tradições tão caras à nossa gente."

Veterano das apresentações de folias de Reis na cidade, coube ao senhor Aroldo Pereira Campos, o Nonô da Folia, cumprimentar as autoridades que compareceram ao festival deste domingo. Ele agradeceu à Prefeitura de Lafaiete e ao deputado Glaycon Franco pelo empenho em resgatar uma de nossas tradições mais genuínas ajudando os grupos de folia.

Nonô aproveitou para convidar as prefeituras da região a se unir neste esforço: "Os grupos que a gente convida a participar de encontros como este reclamam que não têm como vir porque dependem da condução. Se as secretarias de Cultura não liberam um ônibus que seja, fica difícil eles se deslocarem de suas cidades. A prefeitura de Lafaiete me deu todo apoio pra fazer os convites e ajudou os ternos pra fazermos este encontro aqui com a ajuda do padre Daniel. Tivemos aqui umas 15 folias, o que mostra que estamos precisando é de apoio pra seguir em frente." Nonô recomendou aos pais que incentivem os filhos a tomar parte nos ternos de Reis para que a tradição das folias seja preservada pelas gerações futuras.

O Secretário Municipal de Cultura de Lafaiete, Geraldo Lafayette, também se manifestou: "Este festival começou a ser realizado anos atrás, mas não tinha sequência. Agora realizamos a sexta edição e a ideia é valorizar a Folia de Reis, considerada patrimônio imaterial tombado do estado de Minas Gerais. Queremos torná-la também um patrimônio reconhecido em nossa região. Foi possível contarmos com folias visitantes de Sant'ana, Catas Altas, Casa Grande e Ouro Branco, entre outras cidades próximas, além das formações de reisado aqui de Lafaiete. Agradecemos a todas pela participação".

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 19/01/2018


Comente esta Notícia