Comunidade


Como melhorar o consumo de combustível?



Só em outubro de 2017, a gasolina sofreu 16 reajustes de preço, com alta acumulada de 2,2%, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). É possível diminuir o impacto que o bolso sofre com as frequentes altas do combustível? Rever alguns hábitos ao volante e adotar certas estratégias podem ajudar.

Dicas simples ajudam a economizar

 

Para quem pensa em adquirir o primeiro carro ou fazer a troca do veículo que utiliza atualmente, uma dica é buscar por modelos que tragam o selo A de baixo consumo do Inmetro. Ele indica os motores que são mais econômicos. Diversos veículos já contam com o selo A, como o Novo Aircross, da montadora Citroën, por exemplo.

 

Atenção aos pneus: a calibragem inadequada estimula um consumo maior. Pegou congestionamento? Desligue o carro e evite o ponto morto. As marchas não devem ser esticadas sem necessidade, e, se o seu carro possui seis marchas, sempre use a sexta em estradas.

 

Pegar mais leve na direção, além de mais seguro, é mais econômico. Ao viajar, prefira ligar o ar-condicionado, pois as janelas fechadas evitam que o motor seja forçado e, consequentemente, não aumenta o gasto de combustível.

 

Procure sempre abastecer o carro em postos confiáveis e seguros. Os postos menos conhecidos podem até oferecer um preço mais baixo, mas infelizmente há a possibilidade do combustível ser adulterado, o que incorre em mais gastos e pode também causar danos permanentes ao motor e aos componentes do veículos.

 

A menos que seja extremamente necessário, não deixe o porta-malas sempre cheio de objetos. Quanto mais pesado o compartimento, mais combustível é necessário para fazer o carro rodar.

 

As revisões preventivas são essenciais, pois além de detectarem precocemente problemas que podem gerar mais gasto de combustível, evitam a necessidade de reparos inesperados em componentes do carro.

 

Finalmente, cuide sempre da manutenção do seu veículo. Além de essencial para manter o bom funcionamento geral do carro e, assim, garantir a segurança do motorista e dos passageiros, a manutenção mantém toda a estrutura interna em dia, diminuindo gastos e mantendo a eficácia do motor.

Por Aline Matos


Escrito por Redação, no dia 14/11/2017