Comunidade

Ecopontos: saiba onde descartar seu pneu usado e ajudar o meio ambiente

Nos municípios de Conselheiro Lafaiete e Congonhas, integrantes do Con­sórcio Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos (Ecotres), é possível descartar de forma ambientalmente correta os pneus usados. Lançar pneus velhos em terrenos baldios é crime ambiental, sem contar que aumenta o risco de formação de criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, principalmente no fim de ano, quando se inicia o período de chuvas.

A queima desse resíduo também cria uma ameaça perigosa à saúde da população e ao meio ambiente. Neste sentido, o papel do cidadão é muito importante. Com atitudes simples, é possível contribuir muito para que os pneus sem utilidade tenham uma destinação, ambientalmente, correta.

O pneu pode ser reaproveitado para construir vasos, móveis. Pode-se dar outro uso para o objeto ou aplicar a logística reversa e devolvê-lo no local onde foi comprado para que o fornecedor dê a destinação final. Outra opção é entregar o pneu nos locais de coleta nos municípios.

O Parque Florestal "Eurico Figueiredo", em Conselheiro Lafaiete ganhou, em 2013, um parquinho de pneus com escorregador, gangorra, cavalinho, obstáculos, uma ponte, mesinha e outros objetos. Essa área de lazer foi construída por meio de um projeto da Arpa (Associação Regional de Proteção Ambiental do Alto Paraopeba e Vale do Piranga) em parceria com a prefeitura municipal, Ministério Público e Codema (Conselho de Defesa e Conservação do Meio Ambiente).

Na época, o presidente da Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa) e então diretor do Departamento de Meio Ambiente, Marco Antônio da Silva, afirmou que o material reaproveitado na construção da área de lazer foi uma forma de promover a educação ambiental com crianças e adolescentes.

Marco Antônio destacou a importância do projeto que dá uma destinação adequada aos pneus usados sem degradar o meio ambiente promovendo o lazer e o entretenimento. Ele lembrou ainda a construção de uma fossa ecológica, executada pela administração anterior com reaproveitamento de pneus na localidade de São Vicente.

Durante a inauguração a Arpa prestou homenagem ao senhor Benedito Antônio Santiago, construtor do parquinho de pneus. A inauguração contou com a presença de alunos da Escola Estadual "Monsenhor Antônio José Ferreira", do bairro Paulo VI (zona sul).


Notícia enviada por Rafaela Melo, no dia 11/10/2017




Comente esta Notícia

Galerias

Turma dos “Ô Quêêê” celebra 20 anos de existência às margens do velho e piscoso rio Guaporé

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro