Comunidade

8 dicas para pintar as paredes de casa sem erro

1 - Forre todo o chão da casa

Forrar corretamente o chão da casa evita respingos de tinta no piso e facilitam o processo de limpeza. Evite os plásticos, que rasgam facilmente, demoram a secar caso caia tinta neles e podem grudar no pé. Jornais também não são uma boa opção, pois se rompem facilmente. A dica é optar pelo papelão ondulado, aquele presente nas caixas de papelão. É uma solução barata, absorve a tinta com facilidade e é fácil de remover após a pintura.

2 - Proteja os rodapés

 

Proteja os rodapés com fita adesiva grossa, evitando que a tinta respingue. Antes de aplicar a fita, tire completamente o pó do rodapé, permitindo que a fita fixe melhor e não se descole durante a pintura.

3 - Use o pincel

O rolo é essencial para garantir uma cobertura adequada nas áreas centrais da parede, mas só o pincel pode alcançar os cantos mais angulosos e garantir delicadeza e precisão na pintura dessas regiões.

4 - Escolhendo a tinta certa

As tintas para parede devem ser escolhidas corretamente, garantindo a durabilidade e o bom resultado. As tintas látex PVA ou acrílica são perfeitas para tetos e paredes. Já as tintas esmalte são indicadas para madeiras e metais, como portas, janelas, grades e rodapés.

5 - Misture as tintas da mesma cor em um só recipiente

A diferença de lotes de tintas da mesma cor pode gerar variações na tonalidade. Para garantir que as paredes receberão exatamente a mesma cor, misture as latas em um só recipiente.

6 - Evite épocas muito úmidas

Prefira pintar a casa em períodos mais quentes e secos do ano. Isso porque dias muito úmidos impedem a secagem rápida da tinta, e a umidade ainda pode deixar alguns pontos da pintura manchados, interferindo na qualidade do resultado.

7 - Não misture água na tinta

Algumas pessoas têm o costume de misturar água na tinta para que ela renda mais. Ledo engano! Além de não ajudar no rendimento, essa prática estraga a tinta. Só faça misturas de qualquer outra substância se o rótulo do produto indicar essa necessidade.

8 - Cubra os buracos com massa corrida

Para deixar a parede lisinha, cubra os buracos da parede com massa corrida. Após a secagem, passe uma lixa nº 150 para nivelar e tirar as rebarbas, e só então aplique a tinta.


Notícia enviada por Rafaela Melo, no dia 09/10/2017




Comente esta Notícia

Galerias

Turma dos “Ô Quêêê” celebra 20 anos de existência às margens do velho e piscoso rio Guaporé

Enquetes


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro