Cultura

Conselheiro Lafaiete comemora 227 anos resgatando o passado e projetando o futuro

Nesta terça-feira, dia 19, o município de Conselheiro Lafaiete celebra 227 anos de emancipação política. Diversas atividades marcam o festivo mês de setembro. A primeira delas já aconteceu e foi o desfile de 7 de Setembro, que resgatou o maior símbolo da cidade: as Violas de Queluz. Escolas e entidades participaram do momento cívico agradando os olhos de quem foi para avenida prestigiar o desfile.

Embora não seja feriado municipal haverá um evento na praça Tiradentes, a partir das 8h desta terça-feira. Será realizada uma cerimônia de comemoração aos 227 anos de emancipação de Conselheiro Lafaiete e o prefeito Mário Marcus receberá os peregrinos e o grupo de 20 caminhantes lafaietenses do Caminho Religioso da Estrada Real (Crer). Também haverá a tradicional Sessão Solene com entrega de honrarias. O evento será realizado pela Câmara Municipal.

As comemorações ainda contarão na sexta-feira, dia 22, com uma noite cultural na Praça Tiradentes. Na mesma data, a Academia de Ciência e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL) realizará a solenidade de entrega dDiploma da Ordem dos Construtores do Progresso de Conselheiro Lafaiete. As homenageadas serão a atriz lafaietense, Glauce Guima, vencedora do kikito de Ouro, em 2016, como melhor atriz coadjuvante do Festival de Cinema de Gramado. Entre as entidades, receberão a condecoração a Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) e a Fundação Municipal de Ensino. José Pires Thereza (in memoriam) também será homenageado. A academia ainda empossará dois novos confrades. 

No domingo, dia 24, quem dará o tom da festa será o 35º Festival de Bandas. O evento acontecerá na Praça Tiradentes, a partir das 9h. Participarão corporações musicais de Conselheiro Lafaiete e da região.

Ainda em comemoração aos 227 anos da cidade, será realizada, no dia 28, uma missa em ação de graças aos lafaietenses ausentes. A celebração será na Catedral de Boa Viagem, em Belo Horizonte, no horário das 19h30. 


Notícia enviada por Hugo Pacheco Jr, no dia 19/09/2017




Comente esta Notícia

Galerias

Turma dos “Ô Quêêê” celebra 20 anos de existência às margens do velho e piscoso rio Guaporé

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro