Cultura


Há mais de um século, Guarany e América Mineiro mediram forças em Queluz



 Em abril de 1917, portanto há mais de 100 anos, o então poderoso esquadrão do América Futebol Clube de Belo Horizonte, fundado em 30 de abril de 1912, viajou até a cidade de Queluz para jogar contra a equipe do "Guarany Sport Club", fundado em 7 de setembro de 1910(*).

O jogo foi realizado no campo da "Várzea Pacífico Vieira"- hoje Praça São Sebastião (antiga Quitandinha) ? área usada como campo de futebol pelo Guarany até adquirir o terreno para construir seu estádio. O "Football" surgiu no século XIX na Inglaterra e logo toda a Europa já praticava o esporte.

No Brasil, o futebol surgiu em1880 no Colégio São Luiz, em Itu-SP, conforme escreveu o padre Madureira em "A Companhia de Jesus - Sua Pedagogia e seus Resultados". Já em 1894, Charles Willian Miller, brasileiro da cidade de São Paulo, filho de pai inglês, trouxe de Londres bolas, uniformes e organizou vários times. Pouco depois o carioca Oscar Cox vindo da Suíça com todo o material para a prática do esporte bretão, funda o Fluminense F. C.

 

Leia a matéria completa na edição impressa, que estará nas bancas a partir deste sábado, dia 9 de setembro


Escrito por Rafaela Melo, no dia 08/09/2017