Saúde

Lafaiete sedia curso de atualização em ortopedia e traumatologia

O sábado, 12 de agosto, foi de atualização para médicos de Lafaiete e região. O auditório da Associação Médica recebeu a 3ª edição do curso de Atualização em Trau­ma­tologia Ortopédica. O evento foi patrocinado pelo  Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM/MG), com apoio e incentivo da So­ciedade Brasileira de Ortopedia e Trau­matologia (Sbot-Minas) como parte do programa Educação Médica Continuada 2017. De acordo com o médico e conselheiro do CRM/MG, Nilson Albu­quer­que Júnior, o público de interesse foi composto por médicos registrados: "O curso teve formato de congresso. Foram ministradas palestras de atualização. Logo após cada palestra, foi aberta a discussão com perguntas de interesse científico", explica. O curso foi feito para a região, mas esteve aberto para médicos de outras localidades. "Tivemos pessoas aqui de Juiz de Fora, Belo Horizonte e outras localidades próximas a Lafaiete", descreve.

Ainda segundo Nilson Albuquerque Júnior, é o próprio conselho que define as cidades que são polos de importância médica e envia os cursos, que são gratuitos para os seus filados, evitando o deslocamento e facilitando o acesso: "Lafaiete foi a terceira cidade a sediar esse curso, já ministrado em Belo Horizonte e Juiz de Fora. Entendemos que a melhor forma de se evitar uma complicação cirúrgica e eventos jurídicos é com atualização cientifica do médico", avalia. O próximo curso já está definido pelo CRM: será no dia 2 de dezembro, com uma atualização em eventos cardiológicos em doenças cardiológicas agudas. "O curso é patrocinado pela Sociedade de Cardiologia. Os médicos interessados podem fazer a inscrição", completa.

Conhecimento reconhecido

Segundo o vice-presidente da Seccional Metropolitana da Sociedade Mineira de Ortopedia e Traumatologia (Spot-Minas), Leonardo Antunes Marques Adami, médicos reconhecidos no cenário nacional e internacional compartilharam seus conhecimentos, trazendo uma importante atualização no atendimento ao trauma ortopédico, últimos avanços e melhores opções de tratamento. "Tivemos a honra de receber em Lafaiete os doutores André Wajnsztejn (Hospital Albert Einstein, São Paulo), Christiano Saliba Uliana (Hospital do Trabalhador, Curitiba) e Robinson Esteves Pires (presidente da Sbot-Minas), entre outros colegas de Belo Horizonte, como os doutores Guydo Marques Horta, Túlio Vinícius O. Campos, Cristiano Me­ne­zes (vice- presidente da Sbot-Minas), Gustavo Pa­che­co e Marcos Ceni. A avaliação do evento foi muito positiva. Todas as vagas foram preenchidas e as palestras foram excelentes. Com certeza, a educação continuada em medicina constitui-se como um dos alicerces para a boa prática médica", frisa.

Leonardo Adami justificou a escolha da cidade como sede para o curso destacando o grande número de profissionais da região com atuação em traumatologia geral e em diversas áreas da ortopedia. "No interior do estado, poucos municípios dispõe de uma equipe com diversas subespecialidades. Hoje, Lafaiete e região contam com 23 ortopedistas: três especialistas em cirurgia do pé/tornozelo, seis especialistas em cirurgia do joelho, dois especialistas em cirurgia do quadril, dois especialistas em cirurgia da mão/punho; dois especialistas em cirurgia do ombro/cotovelo e um especialista em cirurgia da coluna", listou, agradecendo o comprometimento dos profissionais que participaram do grupo: "Somos gratos aos colegas que, durante o fim de semana, deixaram suas famílias para compartilhar conhecimento e experiências, que vão aprimorar o tratamento do trauma ortopédico em nossa região", afirma.

Os agradecimentos foram estendidos ao CRM/MG e a Sbot-Minas. "Especialmente, aos doutores Robinson Esteves, (presidente da Sbot-Minas), Nilson de Albuquerque Júnior (conselheiro do CRM/MG / provedor do Hospital e Ma­ter­ni­dade São José), Eduardo Gonçalves (conselheiro do CRM/MG e representante nos cursos de educação continuada da Sbot-Minas junto ao CRM/MG) e João Batista Gomes Soares (conselheiro do CRM/MG e coordenador dos cursos de educação continuada no interior de Minas)", finaliza.


Notícia enviada por Rafaela Melo, no dia 23/08/2017




Comente esta Notícia

Galerias

Turma dos “Ô Quêêê” celebra 20 anos de existência às margens do velho e piscoso rio Guaporé

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro