Saúde

Com doença rara, criança precisa de ajuda para sobreviver

Ouro Branco se uniu a Ibirité em nome de uma grande causa e, no dia 27 de agosto, dará largada a uma corrida pela solidariedade. Corredores de rua de toda região devem se unir a pessoas comuns, como eu e você, para dar uma esperança a mais à família de José Antônio. Com apenas 3 anos e meio, o garotinho sofre de uma doença genética mui­to rara e, a princípio, incurável, chamada miopatia mitocondrial. Para conter os avanços da patologia, que causa perda muscular, José Antônio precisa manter uma dieta especial, que está fora das possibilidades financeiras da família.

O caminho, então, tem sido o da solidariedade. "Hoje, o quadro do meu irmão requer uso de medicamentos e de uma dieta especial, mas cada lata desse alimento custa R$ 381 e dura, apenas, três dias. Cada vez que ele fica sem a dieta, tem que ser internado para se alimentar. Por isso, temos que nos mobilizar sempre. Em Ibirité, onde ele mora com a nossa mãe, meu irmãozinho também recebe ajuda, mas os custos são muito altos e fixos. Por isso, não tem sido suficiente. Daí resolvemos fazer a campanha em Ouro Branco, onde eu moro", conta a irmã de José Antônio Rocha Braga, Marcileia dos Santos Braga Matheus.

Hoje ele sobrevive de doações e campanhas, mas a esperança da família é conseguir, na Justiça, o amparo necessário: "Nossa preocupação maior é ganhar o direito ao leite especial (Ketocal 4.1), medicamentos, fraldas e uma enfermeira para ajudar a mãe dele, que fica por conta do filho 24h por dia. Ele tem uma irmã também especial, que exige cuidados", conta Marcileia. Do Sistema Único de Saúde (SUS), a criança recebe alguns medicamentos e algumas consultas para tratamento no Hospital das Clínicas, Sara Kubistchek e Santa Casa, mas nem sempre o suporte vem na me­dida necessária: "Meu irmão precisa de ambulância para ir e vir para os tratamentos mas, às vezes, não conseguimos", lamenta.

Corra para ajudar

Para levantar doações em nome da causa de José Antônio, a Secretaria Municipal de Esportes de Ouro Branco e a Associação de Corredores de Rua de Ouro Branco (Acrob) promoverão, dia 27 de agosto, a Corrida Beneficente José Antônio. O evento terá largada na avenida Padre Vicente Jacob, 1165 (ciclovia), às 9h, em Ouro Branco. Serão 6km de corrida ou 3 de caminhada, com premiação para os três primeiros colocados. As inscrições para a prova custam R$20 e podem ser feitas na Secretaria de Esportes (Ginásio Poliesportivo).

Mais informações pelo 3839-1023 ou 3938-1024.

Quem quiser ajudar a causa, também pode fazer a doação direta para a conta da família:

Banco: Caixa Econômica Federal - José Antônio A. Rocha Braga

Agência: 1486. Op. 013

Conta: 68761-6

CPF.: 700.745.846-77


Notícia enviada por Rafaela Melo, no dia 16/08/2017




Comente esta Notícia

Galerias

Turma dos “Ô Quêêê” celebra 20 anos de existência às margens do velho e piscoso rio Guaporé

Enquetes

Qual matéria chamou mais atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro