Saúde

Alimentação saudável será tema de nova coluna no Jornal CORREIO

A preocupação com uma vida mais saudável parece, enfim, ter entrado na ordem do dia. Academias lotadas, pessoas se exercitando em praças e trilhas, trocando o carro pela bike e colocando o esporte na rotina diária. Também cresce a consciência de que a saúde começa pela boca e que uma nutrição de qualidade é essencial para mais qualidade de vida. No entanto, mudar hábitos de uma vida toda não é assim uma atitude tão fácil: além de força de vontade, exige informação. E é por isso que, nesta semana, apresentamos nossa nova colunista: a nutricionista pós-graduanda em nutrição materno-infantil, Gabrielle Andrade Navarro Nascimento.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Gabrielle Navarro atua em uma empresa de alimentação funcional na capital mineira e pretende abordar temas da atualidade relacionados à alimentação saudável e hábitos para uma melhor qualidade de vida: "A ideia de cuidar e poder ajudar as pessoas, tanto sadias quanto as que possuem alguma patologia, me despertou uma vontade enorme de saber mais sobre o assunto e compartilhar essas informações. Os temas estão em aberto. Estou à disposição para esclarecer dúvidas em relação a área em que estou me especializando e também aos hábitos alimentares em geral. Trarei assuntos atuais e responderei às dúvidas, que podem ser enviadas aos meus contatos ou ao Jornal CORREIO", pontuou a nutricionista.

Sua proposta é mostrar que grandes mudanças em prol da saúde podem ir sendo feitas dia após dia, trazendo benefícios para toda família: "Se a mãe reduz a quantidade de sal nos alimentos ou troca bolachas recheadas e salgadinhos por integrais e frutas, estará trazendo mais saúde para dentro de casa, não só para ela, mas para todos. E esses hábitos podem ir sendo incorporados. A ideia é sugerir essas mudanças, explicando os motivos pelos quais elas são necessárias. São com pequenas mudanças que iniciamos e tornamos possível a obtenção de um grande resultado, sempre, é claro, respeitando os limites individuais e as características singulares de cada um. A alimentação é a base de tudo. Nutrir-se é cuidar da sua saúde. É se importar com o seu organismo e com o bom funcionamento do mesmo. Para isso, é necessária uma alimentação saudável e balanceada, garantindo uma oferta adequada de nutrientes para o seu corpo", pontua Gabrielle Navarro.

Açúcar faz bem à saúde?

O primeiro tema abordado será um consumo que faz parte da vida da grande maioria das pessoas: o açúcar. Com baixo valor nutricional e alto índice glicêmico (capacidade que um alimento tem de elevar a glicemia ? glicose - no sangue de um indivíduo), esse alimento tão comum, e presente em tantas coisas que consumimos, deve ser usado com cautela. "Quanto mais glicose no sangue, mais insulina será necessária para realizar a captação dessa glicose. Esse aumento na produção de insulina contribui para menor saciedade após as refeições, contribuindo para o ganho de peso. Além disso, piora o quadro de resistência à insulina, que pode levar ao desenvolvimento de diabetes do tipo 2. Portanto, evite alimentos de alto índice glicêmico. Evite açúcares em geral! O sabor doce tem efeito viciante. Treine o seu paladar. Acostume-se com o sabor natural dos alimentos", aconselha Gabrielle Navarro.

Serviço

 Gabrielle Andrade Navarro Nascimento

 Nutricionista, pós-graduanda em

 Nutrição Materno-Infantil

 gabrielle.navarro@hotmail.com

 Instagram: @nutrigabriellenava


Notícia enviada por Hugo Pacheco Jr, no dia 14/08/2017




Comente esta Notícia

Galerias

Turma dos “Ô Quêêê” celebra 20 anos de existência às margens do velho e piscoso rio Guaporé

Enquetes

Qual matéria chamou mais atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro