Cultura


Artista lafaietense, Jorge Fonseca, concorre a prêmio de artes visuais



O artista Jorge Luiz Fonseca representa Lafaiete no Prêmio PIPA, uma parceria entre o Instituto PIPA  e o MAM- Rio. A premiação foi criada em 2010, para ser o  mais relevante prêmio brasileiro de artes visuais. É coordenado pela equipe do Instituto PIPA e busca divulgar a arte, artistas no Brasil, e o MAM-Rio, além de estimular a produção nacional de arte contemporânea, motivando e apoiando novos artistas brasileiros (não necessariamente jovens). Também serve como uma alternativa de modelo para o terceiro setor.

Jorge Luiz Fonseca trabalhou como professor do Departamento de Artes da UFJF e diretor de criação e produção de grupos de artesãos. Sua formação artística é autodidata com diferentes vivências e experiências profissionais como: maquinista de trem, marceneiro, designer de móveis, designer de moda e arte-educador.

Para concorrer ao Prêmio PIPA o artista precisa receber uma ou mais indicações pelo Comitê de Indicação, já que não há inscrição para o Prêmio. A composição do Comitê de Indicação varia a cada ano.

Jorge Fonseca se destaca pela obra "FIOTIM -  A oitava maravilha do mundo contemporâneo". Trata-se de uma galeria de arte ambulante, com um ambiente que envolve o espectador, criando uma interação do púbico com a obra. Construída tendo como base um trailer, possui jardim, lâmpadas e cataventos coloridos, além de pinturas de paisagens bucólicas e uma escultura posicionada ao centro. Entrando no trailer o espectador se conecta com uma exposição de 40 obras de arte- releituras feitas em miniatura de Inhotim.

Para ajudar Jorge Fonseca basta acessar o site http://www.premiopipa.com/pag/artistas/jorge-luiz-fonseca/ e clicar em votar.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Hugo Pacheco Jr, no dia 04/08/2017


Comente esta Notícia