Cultura

Família Meireles luta para manter viva a tradição secular das Violas de Queluz

A casa de número 135, situada na rua Monsenhor Barreto, bairro São João (zona sul), guarda valorosos tesouros. Ali ainda nascem as famosas e históricas Violas de Queluz. Nossa equipe visitou o espaço e conheceu de perto o trabalho de preservação do símbolo maior de Conselheiro Lafaiete, conhecida como a cidade das violas.

O instrumento tem grande importância histórica, tanto que o dia 29 de março foi instituído como uma data especial para a cidade. É nessa ocasião que se comemora o Dia da Viola de Queluz. Tudo começou, quando no início do século 19 ? época da colônia portuguesa, a família Meireles trouxe ao Brasil um tipo de viola da região de Porto, em Portugal. Com um formato característico e detalhes ricos, o novo instrumento ganhou o gosto popular da pequena cidade que se formava, ainda com o nome de Queluz, em homenagem ao reino lusitano.

Leia a matéria completa na edição impressa, que estará nas bancas a partir deste sábado, dia 22 de julho.



Notícia enviada por Rafaela Melo, no dia 21/07/2017




Comente esta Notícia

Galerias

Turma dos “Ô Quêêê” celebra 20 anos de existência às margens do velho e piscoso rio Guaporé

Enquetes

Qual matéria chamou mais atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro