Cultura


Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino inicia workshop com educadores e agentes culturais



O Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino inicia o workshop para os profissionais da área de educação e cultura, que será, também, aberto ao público. O evento acontecerá nesta segunda-feira, dia 26. O projeto tem o patrocínio da empresa Viareal, realização do Instituto Fernando Sabino, Prefeitura de Conselheiro Lafaiete e Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete. Tem ainda o apoio cultural do Deputado Glaycon Franco, do Jornal CORREIO e da Rádio Carijós.

A iniciativa foi criada em 2005, com o objetivo de desenvolver eventos culturais em torno da memória do autor. Como desenvolvimento natural, a área de atuação do projeto foi ampliada, incorporando uma agenda de atividades pedagógicas.

Em doze anos de atividade o projeto já esteve presente em torno de 60 municípios, envolvendo cerca de 700 mil alunos. Durante quatro meses, as escolas desenvolvem pesquisas e trabalhos, em oficinas artísticas coordenadas pelos professores.

Esta metodologia cria um grande envolvimento dos participantes (pedagogos, alunos e suas famílias) e mobiliza a comunidade, disseminando a mensagem de incentivo à leitura e à escrita, promovendo a interação em grupo, além de identificar vocações e reforçar a autoestima das crianças.

Os trabalhos de pré-produção, em Conselheiro Lafaiete, começaram na semana passada com a visita do coordenador do projeto, Bernardo Sabino à cidade. Foram realizadas reuniões com profissionais da área de educação e cultura, ficando acertada a participação das redes estadual e municipal de ensino.

 


Escrito por Hugo Pacheco Jr, no dia 22/06/2017