Comunidade


Lesma inicia 13ª edição do Abril Poético no dia da ficção



Com o tema "Encontros & Reencontros", a edição 2017 do Abril Poético começa no sábado, dia 1º de abril em Conselheiro Lafaiete. Se para alguns a data é conhecida como dia da mentira, para os integrantes da Liga Ecológica Santa Matilde (Lesma), trata-se do dia da ficção.  

Realizado há 12 anos seguidos pela Lesma, o Salão Nacional de Poesia conta com o apoio de parceiros e entidades públicas e privadas. A abertura será no Solar Barão de Suassuhy, às 20h. A programação contará com o lançamento do romance "Vereda", do escritor e acadêmico lafaietense, radicado em Belo Horizonte, Márcio Verdolin Hudson. A obra é resultado de dois anos de trabalho, período em que o autor produziu um romance de alto nível literário e profunda percepção humana. O lançamento será ainda uma ocasião de celebração junto com amigos, familiares, artistas, entidades e autoridades. O livro também será lançado em Belo Horizonte no dia 4 de abril, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, constante na programação do Abril Poético na capital mineira.

Ainda em Lafaiete no dia 1º acontecerá uma exposição homenageando o artista plástico e carnavalesco lafaietense Delfim Alves Pereira (1953 - 2005). Intitulada "Imagem & Imaginação", a mostra resgata o trabalho do saudoso e proeminente artista Delfim que participou ativamente do cenário cultural lafaietense deixando como legado seu talento marcado pela sensibilidade e a generosidade de seu caráter. A exposição tem a curadoria da equipe de organização do Abril Poético em sintonia com a família de Delfim Pereira. Participações culturais do Grupo Lesma Poesia Social e entrega da Medalha do Mérito Cultural Abril Poético completam a noite de abertura.

Circuitos culturais

Com programação diversificada envolvendo cultura, meio ambiente e trabalho social, este ano, o evento itinerante vai do dia 1º ao dia 29 de abril e abrangerá oito cidades mineiras, divididas em dois circuitos. O "Circuito do Minério", que será realizado na Região Central de Minas nas cidades de Conselheiro Lafaiete (cidade-sede), Ouro Preto, Congonhas e Belo Horizonte. Já o "Circuito das Águas", que já ocorre na Região Sul de Minas há quatro anos, irá acontecer em Três Corações, Cambuquira, Lambari e Caxambu, nesta edição do Abril e contará com a presença do Secretário de Estado de Cultura Ângelo Oswaldo. Ele participará de um encontro com grupos, agentes culturais e autoridades da região.



Serviço

Abertura Oficial do Abril Poético

Dia 1º de abril (sábado), às 20 horas

Solar Barão de Suassuhy,

Informações: grupolesma@gmail.com / facebook/Lesma Poesia ou pelos telefones

(31) 9 9184-0551 e 9 8667-0430




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Rafaela Melo, no dia 29/03/2017


Comente esta Notícia