Saúde

HMSJ recruta candidatos a doar sangue em São João del-Rei

Um remédio que não se fabrica em laboratórios e não se encontra nas farmácias corre o risco de faltar, caso você falte com a sua solidariedade. Desde que deixou de ter uma unidade para coleta de sangue, Lafaiete depende do repasse vindo de outras cidades. E é por isso que o Hospital e Maternidade São José (HMSJ) está em campanha para repor o sangue que utilizamos do Hemonúcleo de São João del-Rei. Para isso, o hospital está organizando uma viagem gratuita para aqueles que se dispuserem e tiverem condições de doar. A saída está marcada para a sexta-feira, 2 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas na Agência Transfusional do HMSJ, pelo 3769-6985.

Conforme informações disponíveis na página do Hemoninas, a doação não traz nenhum prejuízo ou risco para quem a realiza. A triagem clínica é rigorosa e o candidato só doa sangue se estiver em boas condições de saúde. As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo e são de fundamental importância para a boa qualidade do sangue que será transfundido nos pacientes. O material utilizado é descartável e não há risco de contrair doenças durante o procedimento.  A cada doação há uma nova avaliação clínica e o sangue é submetido a rigorosos testes laboratoriais. Os equipamentos são de última geração, os profissionais recebem treinamentos constantes.

O que saber para doar

Para doar sangue o candidato deverá estar alimentado. Se for doar pela manhã, fazer uma refeição leve, sem gorduras, como café, bolo, pão, cereais e frutas. Refeições com elevado índice de gordura, como a feijoada, podem interferir na execução dos exames. Por isso, devem ser evitadas um dia antes da doação. Lembre-se de ingerir líquidos em maior quantidade antes e depois de realizar a doação. É necessário apresentar um documento original e oficial de identidade que contenha foto, filiação e assinatura: carteira de identidade, carteiras de conselhos de classe reconhecidos oficialmente, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação.

São tirados cerca de 450 ml de sangue, procedimento que demora poucos minutos. O volume colhido não faz falta ao doador e o organismo se encarrega, rapidamente, de sua reposição. Também não é verdade que a doação aumenta o volume sanguíneo, engrossa ou afina o sangue, a pessoa engorda ou emagrece, quem doa uma vez tem que doar sempre etc.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Pessoas com mais de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos, respeitando o intervalo mínimo de seis meses entre as doações. Para quem tem entre 16 e 17 ou mais de 60 anos, é importante conhecer as normas e documentos necessários para doação de sangue. Mulheres podem doar sangue com um intervalo de 90 dias entre uma doação de sangue total e outra, até três vezes ao ano. Já os homens podem doar com intervalo de 60 dias entre uma doação e outra, até quatro vezes por ano.

Serviço

Hospital e Maternidade São José

Agência Transfusional

Endereço: avenida Dom Pedro I,

340, São Sebastião

Telefone: 3769-6985


Notícia enviada por Rafaela Melo, no dia 01/12/2016




Comente esta Notícia


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Galerias

Confira a galeria de fotos do carnaval 2017!

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro