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O envolvimento das crenças com a nossa vida



As crenças podem trazer prejuízo à nossa vida. Mas há uma boa noticia: toda crença pode e deve ser trabalhada, principalmente as ruins, as que podem nos prejudicar, atrapalhar e causar muito sofrimento. Mas o que é uma crença?

Crença é o estado psicológico em que um indivíduo adota, algo que você construiu na sua mente, de que tem certeza e em que acredita piamente. É um padrão rígido e repetitivo de viver a vida. As crenças são adquiridas no nosso desenvolvimento humano, tudo aquilo que você viu, ouviu, sentiu e como viveu vai “desenhando” o seu padrão de entendimento. As crenças vão sendo formadas a partir de então.

Crenças limitantes são pensamentos que atrapalham sua vida. Na medida em que você se propõe a entender o sentido e o significado delas, perceberá o quão fantasiosas são. Sem falar que servem apenas para restringir a sua vida, seus comportamentos e suas escolhas.

As crenças positivas devem ser mantidas, pois elas nos impulsionam. As irracionais, por outro lado, devem ser desconstruídas. Como fazer isso? Dificilmente conseguiremos trabalhar as crenças irracionais sozinhos, porque é muito difícil reconhecê-las. Para lidar com elas, você precisará de ajuda profissional para entender o motivo de sua existência e desconstruir as que não forem positivas. Uma forma de fazer isso é perguntando-se quais são as evidências de que a crença é verdadeira, quantas vezes ela aconteceu. Também é possível questionar-se: Se eu contar sobre minha crença para uma pessoa, minha fala fará sentido? Meu relato servirá para meu ouvinte? Eu sou o comportamento retratado na minha crença 24 horas por dia, 7 dias da semana? Qual é a emoção que eu sinto quando falo sobre ela? Por qual pensamento e comportamento posso substituí-la? Uma forma de trabalhar as crenças é relativizar sobre elas, por isso é importante que você converse com outra pessoa a respeito.

Fique atento na sua fala e principalmente no que você acredita. Quando trabalhamos crenças, estamos falando de padrão de pensamento e comportamento. Falamos também de escolha e ação. Talvez você esteja agindo de uma forma em função das suas crenças limitantes, e gostaria de agir de outra.

Uma dica para reconhecer suas crenças é escrever a respeito delas. Atente-se para as que considerar limitantes e esforce-se para desconstruí-las. Dá trabalho, mas é possível. Não adianta focar só no comportamento – é preciso ir na “base” e descobrir por que, como e desde quando você acredita nelas.

Psicóloga Clínica- Fabiana Oliveira

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Escrito por Fabiana Oliveira , no dia 25/10/2019