Esporte

Câmara homenageia projeto ?Jiu-jítsu para todos?

A tarde do sábado, 25 de novembro, será muito especial para a Academia Gracie Barra São Sebastião, comandada pelo professor Joírson Pires. ?Desenvolvemos o projeto Jiu-jítsu para todos há quase dois anos em nossa academia, mas há mais de 12 anos trabalhamos a inclusão de atletas com necessidades especiais e, agora, estamos graduando com a faixa preta um dos primeiros atletas cego do Brasil?, destacou Joírson.

É um fato raro no mundo, mas está marcada para as 16h deste sábado, dia 25, a graduação do faixa preta Luiz Carlos Matias, o Carlinhos, morador de Joaquim Murtinho, Congonhas, que tem apenas cerca de 10 a 15% de visão e que observou a deficiência jogando futebol. O atleta tem 62 anos e pratica o jiu-jítsu desde 2005 com o professor Joírson. Carlinhos foi acometido por uma Retinose Pigmentar, mas não se abateu e encontrou no esporte uma nova ?luz?. ?Comecei em 2005, mas precisei me afastar devido ao tratamento de uma embolia pulmonar. Na volta, consegui minha graduação?, enfatizou Carlinhos.

Além dele, outros três alunos com a mesma necessidade serão graduados. Welington, de Carandaí e Tinho, de Cristiano Otoni, receberão a faixa azul. Já a lafaietense Andrea receberá diploma de faixa branca 2º grau. Outros dois, o paralímpico Rodrigo, que vence a descoordenação motora, receberá a faixa azul e o amputado Silvano Lima, a faixa roxa.

?O projeto social de nossa Academia Gracie Barra São Sebastião oferece o treinamento gratuito a estes atletas?, explicou Joírson, que também estará graduando na mesma sessão outros 50 alunos da Academia Gracie Barra São Sebastião.

Nesta sessão especial da Câmara de Vereadores, será entregue também uma Moção de Aplausos ao ?Projeto Social de Inclusão Jiu-jítsu para todos?, um dos pioneiros no Brasil para deficientes visuais e outras necessidades. (Amau­ri Machado).


Coluna enviada no dia 01/12/2017




Comente esta coluna

Galerias

Turma dos “Ô Quêêê” celebra 20 anos de existência às margens do velho e piscoso rio Guaporé

Enquetes

Qual matéria chamou mais atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro