Frei Tibúrcio

Frei 1391/2017

Bico do anu

Estas são, pela ordem, as legendas que estão, literalmente, no bico do anu e podem desaparecer do mapa já a partir de 2018, com a vigência da cláusula de desempenho: PEN (Patriotas), PSDC, PCO, PCB, PPL, PSTU, PRTB, PMN, PRP, PTN, PSL, Avante (PTdoB) e PHS. Elas tiveram menos de 1% da votação para a Câmara dos Deputados em 2014. A exigência mínima é de 1,5% em nove estados da Federação.

Que coisa

Embora o percentual de votos exigidos seja muito baixo, alcançar o desempenho mínimo não será tarefa fácil para a maioria dos partidos, já que são necessários organização e estrutura em 1/3 dos estados. Em função disso, a cláusula de desempenho pode pegar mais legendas, incluindo algumas antigas e até famosas, como o PPS, PC do B, PSOL, PV e Pros. O buraco, para esses partidos, continua sendo mais embaixo e o perigo é real e imediato.

 

Avisado

Ninguém pode falar que foi surpreendido com o fechamento da agência da Caixa Econômica Federal da avenida Mário Ro­drigues Pereira, na parte alta da cidade. Há cerca de dois meses, o Jornal CORREIO vem divulgando a mudança, com exclusividade, e adiantando o que iria acontecer com contas, cartões e investimentos dos clientes. Infe­lizmente, o brasileiro tem o péssimo hábito de deixar tudo para a bacia das almas, ou seja, para a última hora. E aí não tem jeito. É confusão em cima de confusão.

Fato

O cara que escolhe ser juiz, promotor, prefeito e padre, por exemplo, sabe que está sujeito às intempéries do cargo que ocupa e escolheu para ganhar o pão de cada dia. Qualquer desvio de conduta e aproximação com as nuances da vida privada será cobrado tim-tim por tim-tim, doa a quem doer e custe o que custar. Portanto, de duas, uma: ou o cara larga a toga, o cargo ou a batina e vai viver livremente como um simples cidadão, mirando o céu como limite, ou simplesmente assume seu papel, sem tirar e nem pôr nada. Vade retro, vida dupla indecorosa!


Coluna enviada no dia 24/10/2017




Comente esta coluna

Galerias

Turma dos “Ô Quêêê” celebra 20 anos de existência às margens do velho e piscoso rio Guaporé

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro