Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 17° Agora: 18° Quinta, 25 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,147 Euro agora: R$ 5,517
Frei Tibúrcio


Frei Tibúrcio 1381/2017



Cruzes

Na quarta-feira, dia 2, a chamada parte baixa de Lafaiete, que compreende as regiões da Barreira, São Sebastião, Carijós, entre outros bairros, foi tomada por uma fumaça densa, mal cheirosa e nauseabunda. O Corpo de Bombeiros esclareceu que tratava-se de uma queimada criminosa feita perto da subestação da Cemig, na região do bairro Santa Cruz, e de um fogo premeditado em um depósito de sucata que fica na BR-040, em frente ao bairro Carijós.

Oremos

Após a ação rápida da rapaziada dos Bombeiros, o fogo da Barreira foi controlado, mas a fumaça ficou e invadiu casas e comércios. O resultado foi uma reclamação ampla, geral e irrestrita da população, já prejudicada pela baixa umidade e pela seca inclemente. É por estas e também por outras que as autoridades estão pedindo encarecidamente para se evitar qualquer tipo de queimada nesta época do ano. A população pode denunciar este tipo de crime no 3761-5062 ou 193 (Bombeiros) e no 3769-2516 (Departamento de Meio Ambiente). 

Caos à vista

Aliás, reportagem do Jornal CORREIO, que está sendo publicada na página 15 desta edição, mostra que, se a população não tomar cuidado e passar a usar a água de forma consciente e racional, o precioso líquido ficará mais escasso a cada dia. O nível das duas represas que abastecem o município ? da Água Preta e da Jacuba ? está muito baixo se comparados ao mesmo período do ano de 2015. Portanto, falta d?água, racionamento e rodízio são palavras que farão parte da vida do lafaietense a partir de agora. Oremos.

Sintonia

Embora haja importantes focos de resistência, a relação da Egrégia Municipal com a prefeitura de Lafaiete nunca foi tão boa e democrática como agora. Tudo isso tem a ver com a postura adotada pelo alcaide Mário Furação Marcus, que atende, indistintamente, todos os edis daquele trepidante recinto. Não importa se o cara votou contra um projeto de interesse da PMCL ou pensa diferente do alcaide: o atendimento é o mesmo, a qualquer hora do dia. Furacão atende todos com a mesma cara e o mesmo senso de humor. Que legal!

Sem luz

Por causa da suspensão dos repasses financeiros ao Consórcio Intermunicipal de Iluminação Pública (Casip) ? leia reportagem na página C6 desta edição ? lâmpadas de postes que estão queimadas ou fracas, não estão sendo substituídas já há algum tempo. O imbróglio entre a Prefeitura e o Consórcio deve ser solucionado em alguns dias, segundo garantiu o alcaide Mário Furação Marcus. Segundo ele, o objetivo é fazer mudanças no atual contrato que beneficiem mais a população e reduzam o custo da substituição das lâmpadas. As conversas neste sentido têm acontecido quase que diariamente.

Expo-Agro

É imensurável a expectativa em torno da realização da 1ª edição da Expo-Agro de Conselheiro Lafaiete. A ideia dos organizadores e de todos os colaboradores é transformar o parque de exposições em um local destinado à geração de divisas para o município e à ampliação de negócios e oportunidades. Transformando a feira, querem modificar, também, a realidade econômica da cidade e região. O evento promete e, por isso, a coluna solta um foguetinho de 10 estalos para a rapaziada da organização. Vida longa à Expo-Agro.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Frei Tibúrcio, no dia 17/08/2017

Frei Tibúrcio


-



Comente esta Coluna