Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 23° Sexta, 29 de Março de 2024 Dólar agora: R$ 5,015 Euro agora: R$ 5,360
Pesca


Pesca ruim no inverno é desculpa de pescador?



Você escolheu o local, chamou a turma, separou suas tralhas, escolheu a isca, cevou e levou até aquela dose para espantar a friagem mas, depois de horas de peleja, nada de peixe. Se todas as escolhas foram feitas corretamente, a falha pode estar ? e é bem provável que esteja ? na temperatura. Não é desculpa de pescador. De acordo com biólogos, o frio interfere na vida dos animais aquáticos da mesma maneira como acontece com os homens e outros animais terrestres.

Como todo pescador já deve ter observado, os peixes ficam menos ativos com as baixas temperaturas, principalmente as espécies tropicais e subtropicais, acostumadas ao clima brasileiro de sol quase o ano todo. O processo é bem simples: no frio, os peixes reduzem todas as atividades do corpo, principalmente a alimentação. Com as temperaturas baixas, eles nadam menos e, às vezes, param totalmente de comer. Assim, não existe isca que o peixe morda, o que torna a pescaria no inverno uma aventura sem garantias de bons resultados.

De acordo com o pesquisador do Centro de Pesquisas de Peixes Tropicais (Cepta), Osmar Cantelmo, todas as espécies de peixes têm uma característica biológica que é responsável por esta paradeira nos rios e represas durante o frio: eles são pecilotérmicos, isto é, a temperatura do corpo varia de acordo com as mudanças de temperatura da água - esfriou a água, o corpo dos peixes esfria junto; se esquentar, esquenta junto. A única opção de ?controle? da temperatura para o peixe é subir ou descer na coluna de água do rio (na superfície, a água é mais quente por causa do sol direto. No fundo do rio, a água é mais fria. Assim, o peixe encontra uma altura que lhe seja mais confortável.

Assim como os homens e os outros animais, os peixes também precisam de uma ?temperatura ideal? para o funcionamento correto do or­ganismo; o chamado ?conforto térmico?. No homem, essa temperatura é em torno de 36,5 graus. Acima disso, é febre. Abaixo, calafrio e tre­medeira. Já entre os peixes, essa temperatura varia. Para os pacus, por exemplo, a temperatura ideal para o conforto térmico é em torno de 26 graus centígrados. Nos tambaquis, entre 27 e 29 graus; o dourado, 25 graus e assim por diante.

Como os peixes estão à mercê das variações externas de temperaturas (pecilotérmicos), nas águas frias do inverno eles perdem o ponto ideal de funcionamento do organismo. Dependendo do quanto a temperatura baixar, o peixe pode não resistir e morrer, como ocorreu em 2000 na represa de Porto Primavera, em Presidente Epitácio, São Paulo. Ali, depois de uma frente fria, houve uma mortandade de tucunarés - peixe tropical amazônico cujo ?conforto térmico? está por volta de 25 graus centígrados. Para citar outro exemplo, o dourado para totalmente de comer se a temperatura da água bater nos 18 graus. Desse ponto para baixo, o peixe começa a sofrer com doenças até chegar à morte.

Pescando em rios

Com base nisso, não é difícil deduzir que as espécies não-tropicais, importadas de países frios, são mais resistentes ao inverno e, por isso, garantem mais as boas pescarias nesta época. A truta, por exemplo, é originária de países frios, como Canadá e Estados Unidos e seu conforto térmico é em torno de 15 a 17 graus. Isso quer dizer que pode ?nevar? que a truta vai adorar. O black bass é outro importado que resiste ao frio e mantém a briga com o pescador. Tilápias e o ?catfish? americano são outras boas opções de pesca no frio. Entretanto, mesmo entre as espécies tropicais, existem aqueles peixes que têm maior versatilidade com as temperaturas e reagem bem, mesmo quando a água esfria. É o caso de corvinas ou piaus.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Pesca, no dia 04/08/2017




Comente esta Coluna