Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 18° Agora: 23° Quinta, 28 de Março de 2024 Dólar agora: R$ 4,999 Euro agora: R$ 5,397
Pesca


Pescadores fisgam mandis, matrinxãs, piaus e curimbas no rio Paracatu



Estive novamente ao rancho Cin­co Ami­gos, dessa vez acom­panhado de alguns integrantes do Clube de Cinquentões de Lafaiete (Barão, Eliezer, Geraldo Magela, Haroldo, Josemir, Olício e Soares). Che­­­gamos na segunda-feira, dia 15, com retorno previsto para o domingo seguinte. Encontramos o rio com nível muito baixo, como já era previsto. Começamos a pescar no dia se­guinte, e para nossa surpresa os peixes estavam bem ativos.

Já no primeiro dia foram fisgados mandis, matrinxãs, piaus e cu­rimbas, a maioria no pesqueiro localizado nos fundos do rancho, talvez em função da ceva deixada pela tur­ma do Pi­raguara, que esteve pescando por lá na semana anterior. Não podemos também deixar de registrar a ausência dos famigerados profissionais do Urucuia, que este ano tem dado sossego e não estão aparecendo com suas re­des e tarrafas no local.

A pesca seguia dentro da normalidade até na noite de quarta-feira. De­pois de um dia normal, sem ameaça de chuva, fomos surpreendidos pelo caseiro, senhor Do­min­gos, mo­rador do local há mais de 40 anos, que nos alertou que choveria forte naquela noite, apesar de nenhum indício notado por nós. Não é que ele estava com a razão: pouco depois das 22h começou uma chuva forte, que aos poucos foi se transformando num temporal que du­rou a noite inteira.

No dia seguinte o rio estava sem al­teração, o que nos deixou otimistas, com uma chuva daquelas certamente os peixes estariam ouriçados. Resolvi subir o rio em busca dos piaus. Após navegar uns 15 minutos, encontrei água suja descendo. A partir daí a pescaria estava perdida. Por volta das 11h, a su­jeira chegou no rancho e resolvemos aguardar o dia seguinte para ver como ficavam as coisas. A água do rio estava amarela, mas na quinta-feira pela ma­nhã, o rio amanheceu vermelho, algo que ain­da não tinha se visto por lá.

Conversamos com alguns ribeirinhos e a previsão seria no mínimo uma semana para começar a normalizar. Sem outra alternativa, resolvemos voltar. Ainda assim foi muito bom, até ro­da de violão teve dessa vez, com o Ge­raldo Magela puxando a voz da turma.

Chegando a Lafaiete, fomos in­formados de que duas turmas que estavam pescando também no Paracatu tiveram o material recolhido por policiais do Meio Ambiente. Segun­do in­formações, todo material que estava com ?chuveirinho? e dois an­zóis na mesma linha, além das caixas com material foi perdido. Só um dos pescadores perdeu 10 conjuntos de va­ra/mo­linete. Não sei até quando a atuação dos policiais foi legal, já que não teve flagrante (o material foi re­colhido à noite). De qualquer maneira, fica o alerta para aqueles que usam material proibido.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Pesca, no dia 02/06/2017




Comente esta Coluna