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Frei Tibúrcio


Frei Tibúrcio Ed. 1369



Que coisa

A Feira de Malhas e Couros que funcionou até o dia 16 de abril na rua Wenceslau Braz, no São Sebastião, foi embora e deixou lixo e entulho para todos os lados. Além dos resíduos, os toldos brancos que cobriram o evento ainda es­tavam lá, no fechamento desta edição, altaneiros e imundos, assim como os muros, a maioria quebrados e destruídos. A moçada que defende aquele tipo de comércio de unhas e dentes pode dar uma passadinha lá para conferir a si­tuação. Oremos!

Imundície

Além de bem localizado e de fácil acesso, o terreno que abrigou a feira é particular, mas considerado a porta de entrada da cidade. Ele fica próximo da praça São Sebastião e da avenida Monsenhor Moreira. Seu abandono fere a legislação vigente e é uma vergonha para o município, que tem mecanismos e instrumentos para multar e até mesmo interditar aquele espaço. Chega junto aí, Mário.

Salvem os hidrantes

Lafaiete possui cerca de 36 hidrantes, localizados em vários pontos da cidade. Nesta semana, atendendo a uma série de denúncias, o Jornal CORREIO vistoriou vários deles e constatou o óbvio, como tudo aquilo que é público no Brasil. Uma grande parte deles está abandonada, sem pintura adequada, com mato e o que é pior: va­zando água 24 horas por dia, uma verdadeira aberração da natureza. Instigados pela reportagem, os bombeiros disseram que a responsabilidade pela manutenção é da gloriosa Copasa-MG.

Interditados

É por essas e também por outras, que a coluna vai solicitar ao Corpo de Bombeiros a interdição dos hidrantes que não estão funcionando.

E agora, Via 040?

Foram liberadas, nesta semana, as licenças ambientais da temível e perigosa BR 040. Na prática isso quer dizer que a Via 040, que ad­ministra e cobra pedágio para explorar a rodovia, não vai poder mais dar desculpa para as essenciais, prioritárias e necessárias obras de du­plicação e de viabilidade desta estrada. De­pois de muito disse me disse, chegou a hora da concessionária botar a mão na massa e co­meçar as obras.

Aleluia, irmão!

Além da duplicação, trechos complicados como a Barreira e o Paulo VI ganharão melhorias de infra-estrutura, como trincheiras e rotatórias. Se quiser, a Via 040 pode começar o arranca rabo nesta semana. Pela licença, os trechos de Congonhas a Barbacena e o Trevão de Montes Claros até Cristalina, em Goiás, estão aptos a receberem obras. Apenas os famigerados e perigosos 47 km que separam Con­gonhas ao trevo de Ouro Preto ainda têm pendências ambientais, que devem ser resolvidas em bre­ve. O importante é que a Via 040 já pode colocar a mão na massa. Não vai dar mais para culpar as licenças ambientais. Pelo menos isso, graças a Deus.

No forno

Está no forno um estudo do governo de Minas que prevê o asfaltamento da estrada que liga Ouro Branco a Monsenhor Isidro e de lá até a cidade de Itaverava. A ideia, segundo apurou a coluna, tem o dedo do deputado estadual Glaycon Franco.

Imbróglio

Chegou ao genuflexório da coluna a informação de que o alcaide Mário Furacão Marcus enfrenta um conflito daqueles, coisa comum em governo de grandes coalizões, como o dele, que reúne 13 partidos, e também normal em anos que antecedem eleições gerais. Há, na PMCL, o embate de dois grupos que defendem programas e plataformas distintas. O primeiro quer a implementação de políticas públicas mais austeras e impopulares para economizar agora e ?soltar? nos dois últimos anos de governo.

Chegar junto

Já a outra vertente municipal quer por que quer o governo do Furação chegando junto des­de já, de forma a fortalecer a reeleição, em 2018, do deputado estadual Glaycon Franco. Má­rio terá que decidir o que fazer, mas, segundo consta, está mais propício a atender os dois grupos de forma pacífica e ordeira. Ora chega junto e ora segura a onda, quando for necessário.



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Escrito por Frei Tibúrcio, no dia 26/05/2017

Frei Tibúrcio


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