Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Sábado, 20 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,203 Euro agora: R$ 5,536
Esporte


CBAt confirma Top 10 para Érika Maria



Foi um ano ?daqueles?. Daqueles de muitos desafios, muitas feras nacionais - as melhores - e internacionais a serem batidas, mas foi também um ano de objetivos alcançados. A meta a ser vencida era a de estar, ao final do ano, no Top 10 das melhores corredoras do Brasil. E a representante da região alcançou o objetivo. Natural de Barbacena e radicada em Lafaiete, Érika Maria tem participado de corridas por vários estados, alcançando bons resultados não só contra as melhores corredoras do país, como entre as temidas africanas e demais atletas estrangeiras. ?Vencer as africanas é sempre um desafio maior. Confesso que foram muito gratificantes as vezes em que consegui vencê-las?, destacou Érica Maria. A atleta é casada com o também corredor Arão, mãe de Saymon, hoje mora em Lafaiete, onde também trabalha na imobiliária, junto com o marido.

Determinada, ainda em 2015, Érika Maria José Vieira havia traçado a meta de estar entre as 10 melhores, mas vários fatores ocorridos no segundo semestre atrapalharam sua programação. Então, o plano teve que ser transferido para o ano seguinte. Veio 2016 e em um calendário com 19 provas, Érika conseguiu cruzar o Brasil, disputando 12 delas. A melhor performance da mineira foi em Porto Alegre, quando correu os 10 km em 38?57? ? tempo melhor que o da líder do ranking nacional, que estava na prova, e também na disputa direta contra uma das temidas africanas.  Já a prova mais difícil foi a etapa de Recife, devido à dificuldade logística, desde a viagem até a participação na prova.

O fechamento do ano foi com ?chave de ouro? na Corrida de São Silvestre, quando Érika teve a oportunidade de correr com atletas de primeiro nível, inclusive a queniana Jemimi Jelagat, campeã olímpica de 2016 e campeã ?SS? com o recorde da prova.

Computados pontos e possíveis bônus de participação, Érika finalmente pode comemorar o êxito de estar entre as 10 melhores corredoras brasileiras no ranking nacional. "Foi um ano difícil, mas de muito aprendizado. Conciliar o trabalho, estudo, o cuidado com a família, treinamentos e longas viagens para competir não foi nada fácil. Desta forma, a conquista desse resultado só me motiva a continuar lutando pela minha evolução como atleta e como pessoa. Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de correr ao lado das melhores do mundo, brigando por um resultado?, destacou a atleta.

A expectativa, agora, é pela formalização do ?Top 10? pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), visto que esta premiação a coloca em um grupo de atletas da elite nacional que receberá apoio do governo federal. Depois de algumas semanas de repouso e recuperação, Érika reuniu-se com seu treinador Adriano Maron para o planejamento da temporada. Além da determinação pessoal, Érika contou com o patrocínio do Clube Dom Pedro II, Arão Cleber Imóveis, Gennan Bioativa e Clínica L10, além do apoio da Acorlaf, do Jornal CORREIO e da Rádio Cidade 98 FM. (Amauri Machado).



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Esporte, no dia 03/03/2017




Comente esta Coluna