Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Sábado, 20 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,203 Euro agora: R$ 5,536
Educação


O filho vai para a escola: estão preparados? (Parte 02)



O filho vai para a escola. E agora? Como gerir este momento com sucesso e sem prejuízo para a criança, a escola e os próprios adultos? Eis algumas orientações essenciais para essa nova fase vivida pela família.

?Preserve a rotina da criança em casa. Não é hora de mudanças de cama, de quarto, retirada de fraldas, chupeta, mamadeira e coisas do gênero.? Muitas crianças já se livraram de várias dessas práticas e situações, mas vale atentar-se para o que ainda faz sentido para elas. É hora de mudar alguns hábitos, mas sem radicalismos. Nesse momento, é fundamental adotar o bom senso, agir com calma, mas com firmeza. 

?Adapte-se aos horários e tenha assiduidade ?Nos primeiros dias, a pontualidade na hora de buscar é crucial. Um atraso pode deixar a criança insegura, com medo de que a mãe não volte, e dificultar a despedida e a permanência nos dias seguintes?, diz Edimara de Lima, diretora pedagógica. Mesma pontualidade no início do dia também para que a criança inicie as atividades com o grupo. Evite faltas, para que a criança se insira logo na rotina escolar. Os responsáveis ou pais não podem ceder a chantagens das crianças que tendem a ?fazer corpo mole? para não irem à escola.

Imprima um ritmo de pontualidade para que todos se acostumem às novas regras e ao novo ritmo de vida que será iniciado a partir do ingresso da criança na escola. Pontualidade e assiduidade são essenciais para formar a criança com senso de limites e capacidade de se desapegar de antigos hábitos e experimentar novas rotinas, como também, aprender a conviver com perdas e frustrações. Com frequência, responsáveis ou pais são os maiores culpados pela incapacidade da criança em desenvolver essas habilidades básicas e se tornar indisciplinada.

Tenha cuidado com o que diz ? e com o que não diz. Algumas armações, por mais inofensivas que possam parecer, costumam atrapalhar significativamente o processo de adaptação da criança. Na despedida, por exemplo, frases como ?você vai ficar bem, não é?? ou ?você não vai chorar, vai?? acabam sugerindo à criança que tenha comportamentos desse tipo.

Criar expectativas exageradas, dizendo à criança que ela vai adorar, que a escola é maravilhosa, que as professoras são fantásticas etc., também pode ser prejudicial, pois pode gerar decepções para o pequeno. Por fim, nunca minta para seu filho (dizendo que vai para um lugar caso vá para outro) e, por mais que ele esteja brincando bem e tranquilo, nunca vá embora sem se despedir. Isso quebra a relação de confiança com a mãe e pode gerar na criança o medo de ser abandonada naquele lugar estranho.

Choros são normais O choro não significa que a criança não está gostando da escola. É uma maneira de ela dizer que é difícil se despedir da mãe. Paula Bacchi, diretora de colégio, acrescenta que é comum esse choro terminar assim que as mães viram as costas. Se o lamento se prolongar, vale investigar, claro. Ah, sim, tem muita mãe que também não aguenta as lágrimas. Mas tem de, pelo menos, não deixar a criança ver.

Não demonstre ter dúvidas Comentários negativos em relação à escola nunca devem ser feitos diante delas. Se a criança perceber a insegurança da mãe, pode tomar o sentimento para si ou ainda se aproveitar da situação e recorrer a chantagens emocionais.

Tenha paciência A maioria das crianças leva uma ou duas semanas para se adaptar à escola. Há algumas que levam dias e outras, meses. Isso não quer dizer que as de adaptação mais lenta vão gostar menos da escola. Significa apenas que precisam de um pouco mais de tempo. Resta respeitar o ritmo da criança.?

Essas dicas podem ser úteis e preciosas para alguns adultos. Certamente, nesse momento devem existir alguns pais ou responsáveis meio angustiados com a nova experiência. Sugiro que você, sabendo disso, lhes dê apoio e uma força, apresentando a eles essas orientações.

Dados disponíveis em: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1538-15068,00.html. Acesso aos 15/01/2017



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Educação, no dia 17/02/2017




Comente esta Coluna