Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 18° Agora: 23° Quinta, 28 de Março de 2024 Dólar agora: R$ 5,005 Euro agora: R$ 5,399
Esporte


Rafael: mesário fará doutorado em Portugal



O então ?representante? ou mesário da Liga de Desportos de Conselheiro Lafaiete, Rafael Chaves, formou-se na segunda turma de Educação Física em Lafaiete, em 2006. Mas 2 anos antes de vencer esse primeiro desafio, ainda durante o estágio, já era monitor de esportes na administração Vicente Faria, trabalhando na quadra municipal do bairro Progresso, em frente à escola estadual Professor Astor Vianna (Polivalente). Também era professor em uma escola de Casa Grande. De 2006 a 2008, trabalhou na Academia WB, do ex-lateral direito Nelinho, em Belo Horizonte. ?Foi um período muito importante na minha carreira. Eu deixava a prática de dar aulas para encarar uma grande academia na capital?, destacou Rafael Chaves.

Em busca de novos horizontes, visitou Sinop, uma das maiores cidades do Mato Grosso. Gostou tanto do que viu que resolveu prestar concurso público e foi aprovado. ?Vi na cidade uma estrutura muito boa. Em quase todas as escolas de Sinop havia quadras cobertas, piscinas e quadra de tênis, além da valorização do profissional. Resolvi topar o desafio e me mudei para o Mato Grosso, assumindo o cargo de coordenador de Programas e Projetos Esportivos na prefeitura da cidade?, enfatizou Chaves.

E foi no final de 2008 que outro passo importante foi dado: Chaves foi para Portugal fazer o mestrado em Ciência do Desporto, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad). Já em 2012, após ser aprovado no concurso público, passou a professor de Educação Básica e Tecnologia no Instituto Federal (MT), atendendo a uma grade curricular com segurança de trabalho, engenharia de alimentos, eletromecânica e agropecuária.

Rafael não foi atleta de destaque em nenhuma modalidade, mas sempre esteve ao lado do pai, José Lucio, ajudando no funcionamento do futebol da Liga, onde o pai foi presidente e exerceu vários cargos, e no Departamento Municipal de Esportes, onde o pai foi coordenador. José Lucio é um dos poucos lafaietenses com experiência e conhecimento geral em futebol, esportes individuais e especializados, especialmente os Jogos do Interior de Minas (Jimi) e Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). No tempo de sua equipe (funcional e técnica), a cidade era respeitada em Minas Gerais e chegou a figurar entre as quatro melhores nos Jimi. Hoje 'Zé Lúcio' só quer curtir os netos, a família e os amigos.

Já com família formada, a esposa Triane e os filhos Bernardo e Davi, Rafael convive com a saudade dos pais, José Lúcio Chaves e Sueli, além das irmãs e parentes. Para amenizar, visita periodicamente os pais e familiares e vem curtir seus cavalos: ?sua paixão?, como ele mesmo descreve.

E outro passo importante está para ser dado por Rafael. Agora chegou a hora do doutorado. ?Fiz contato com minha orientadora, Maria Helena Moreira, da Utad, fiz a inscrição e agora tenho que me programar para fazer o doutorado, com duração de quatro anos?, explicou Chaves. Durante este período, Rafael estará usufruindo de uma prerrogativa da legislação, já que foi aprovado no edital liberado pela UFMT e irá aproveitar este incentivo para aprimoramento, um projeto do governo federal.  Mas a vida não só de trabalho. Depois da vida feita no Mato Grosso, Rafael se dedica a cuidar de alguns cavalos: ?Minha paixão é o Manga Larga Machador. Este é meu prazer?, justificou Chaves, que se espelha na dedicação do pai nos esportes. (Amauri Machado)



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Esporte, no dia 06/02/2017




Comente esta Coluna