Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 17° Quinta, 25 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,147 Euro agora: R$ 5,461
Daniela Costa


Por onde andam os bons costumes?



As pessoas estão vivendo estressadas, desorientadas, apressadas e, com isso, perdendo os bons costumes. Já não pedem desculpas quando cometem algum erro. O descontrole orçamentário faz nascer o inadimplente. Não se escreve mais aos amigos e familiares. Não são mais enviados aqueles cartões de Natal e não congratulamos aos anfitriões. Com os vizinhos, nunca temos tempo para um bate-papo agradável. As pessoas estão sofrendo até por antecedência.

Nos programas de televisão e rádio não há mais censura, deixando os pais sem saber qual o caminho certo para uma educação tão complexa. Nas letras musicais, sempre em sucesso os pagodes. A literatura parece nascer de poetas de barbante, que nem chegaram ao cordel. Às vezes, chego a pensar que o ruim é o que é o bom, porque na maioria das vezes, as ?tiriricadas? é que dão ibope. Imoralidade, hipocrisia e o desrespeito retratam a imagem de uma situação caótica nos costumes.

Cada vez mais difícil é a educação dos filhos. A juventude, às vezes, encontra na rua um armamento pesado para massacrar a educação que recebeu em casa e nas escolas.

Não é muito comum alguém ceder o lugar em um ônibus para uma pessoa idosa. Poucos se oferecem para carregar embrulhos para os outros. No empurra-empurra, acabam vencendo os mais fortes. Quem fica são sempre aqueles que a sociedade tenta, a todo custo, ofuscar a imagem, esquecendo que esta sociedade, que cobra tudo, um dia terá também sua imagem ofuscada por outros que virão.

Nas igrejas, na hora da missa solene, reina de um lado o desfile das roupas e, do outro, os críticos, que, soterrados nessa observação dos modelos e cores das roupas, esquecem-se das orações e dos deveres para com o nosso bom Deus que, às vezes, parece despercebido para não punir tanta gente.

O filho não respeita mais o pai, o aluno não respeita o professor, o delinquente não respeita o policial, o cristão não respeita o padre, os políticos não respeitam os eleitores que, por sua vez, não respeitam a honestidade do voto. As leis não são respeitadas e o respeito, em um ritmo alucinante, está cada vez mais moribundo, recebendo apenas dosagens de medicamentos paliativos.

Vamos pedir a Deus para que nossos governantes olhem mais pela censura nas TVs. Que se sensibilizem mais pela miséria em que se encontram as crianças de rua. Que valorizem mais os professores verdadeiros educadores e que estes continuem fiéis ao magistério. Que procurem punir com mais seriedade os corruptos que maculam a imagem dos esperançosos de um Brasil modelo para outras nações.

Vamos positivar todos os nossos pensamentos e purificar todas as águas dos rios e mares para que possamos saciar nossa sede de dias melhores.

Tito Milagre



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Daniela Costa, no dia 07/10/2016




Comente esta Coluna