Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 16° Sexta, 19 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,203 Euro agora: R$ 5,536
Pesca


Tracajás fisgam quase 800 peixes no belo Pantanal Mato-grossense



 O destino escolhido, este ano, pe­los Tracajás, foi o Pantanal Sul. Nos dividimos em nove duplas:  Ger­son e Jairo, Rinaldo e Manuel, Dario e Manoel Santana, Robson e Ryan, Ulisses e Léo Adami, Nereu e Molina, João Carlos e Joãozinho, Diogo Xuxu e Zezé Kia­bo, Paulo André e eu para desbravar e contemplar as belezas do rio Paraguai, no sul do Mato Grosso do Sul. Nosso destino foi a cidade de Porto Murtinho, distante 450 km de Campo Grande, na divisa do Brasil com o Paraguai. A cidade já era conhecida pelos Tracajás, que lá tinham estado, pela última vez, em 2012.

Chegamos numa tarde de sábado, tempo frio e nublado, rio bem acima do nível esperado para essa época do ano. Esperávamos condições melhores. Porém, a água do rio estava quente, e os pei­­xes, pecilotérmicos que são, estavam muito ativos. Já era um sinal de que eles proporcionaram muitas fisgadas e boas brigas, antes de serem fotografados e devolvidos ao rio, como é o costume do gru­po. Após arrumação da tralha e escolha dos piloteiros, jantar e descanso para a pescaria que teria início no dia seguinte.

O primeiro dia de pescaria foi um domingo nublado e frio. Algumas du­plas partiram rio acima. Outras, rio abaixo, com muita ação, tanto dos peixes de couro como os de escama. Seguiram-se cinco dias inteiros e intensos de boa pescaria e muitas risadas. Foram capturados e soltos um total de 797 peixes, entre jaús, cachorras, cacharas, jundiás, jurupecens, pacus, mandubés, armaus, barbados e grandes piranhas. Os dourados, comuns no rio Paraguai, não deram a cara este ano, devido ao nível muito alto das águas na semana escolhida.

Ao final da pescaria, fizemos a entrega dos troféus. O maior número de peixes ficou com a dupla Diogo e Zezé, ficando Gerson e Jairo com o segundo lugar. Troféu de maior peixe de couro ficou para Manuel, com Dario em se­gundo. O troféu de maior peixe de escamas ficou com o Joãozinho, tendo Diogo em segundo. Fim de pescaria, retorno para casa - já pensando na próxima aventura dos Tracajás, em 2017.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Pesca, no dia 28/07/2016




Comente esta Coluna