Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 18° Agora: 22° Quinta, 28 de Março de 2024 Dólar agora: R$ 4,982 Euro agora: R$ 5,379
Pesca


Pescar, mas como?



A natureza não tem sido uma aliada dos pescadores. A pescaria, em nossa região, principalmente, foi muito prejudicada em função da falta de chuvas durante os anos de 2014 e 2015. Os reservatórios das bacias do rio São Francisco e rio Grande foram severamente afetados, atingindo níveis críticos. Como choveu bastante no último verão, respiramos aliviados, supondo que, este ano, a situação já se normalizaria e a pescaria voltaria a seu ritmo normal. Infelizmente, não aconteceu como esperávamos.

A bacia do rio Grande recuperou-se muito bem. Furnas, para a alegria dos pescadores e, principalmente, dos empresários que vivem do turismo na região, está operando hoje com a capacidade em torno de 80%, algo que não se via há muito tempo. Estive recentemente na região de Guapé, e conversando com o operador da balsa, fui informado de que o nível da água subiu algo em torno de 12m, no sentido vertical, e mais ou menos 100m no sentido horizontal, em direção às margens, faltando para atingir seu nível máximo somente 3 metros, uma situação realmente bem confortável.

Quando se pensava na volta à normalidade, somos surpreendidos com a notícia divulgada na semana passada sobre a morte de toneladas de tilápias criadas no sistema de tanque rede, levando ao desespero muitos pescadores que perderam todo o estoque de peixes. Ainda não se sabe a causa da mortandade, mas nos deixa perplexos em função de acharmos que a situação havia se normalizado e que tudo estava sob controle.

Mas voltemos à bacia do rio São Francisco, a que mais nos interessa. Afinal, pelo menos 80% dos pescadores da região se concentram no rio São Francisco e seus afluentes, principalmente na região de Três Marias. Neste caso, a situação foi bem diferente. O lago de Sobradinho, na Bahia, chegou ao seu nível crítico em meados de setembro do ano passado, com algo em torno de 2% de seu volume útil. A Cemig, principal interessada e controladora da vazão nas turbinas das represas do rio São Francisco, foi obrigada a soltar mais água da represa de Três Marias, mesmo estando com o nível baixo. Com a chegada das chuvas, a partir do mês de novembro, a situação melhorou em Sobradinho, muito em função do bom nível de chuva nos afluentes, principalmente o rio das Velhas, Paracatu e Urucuia. Então, a Cemig passou a operar com vazão mínima em Três Marias, visando tentar melhorar o nível da represa, que, nesta época, já estava bastante crítico.

Esta operação custou caro ao rio São Francisco abaixo da represa. Quem teve a oportunidade de pescar por lá após a piracema vivenciou uma situação única: nunca se tinha visto tão pouca água e tantas pedras, com o agravante de a água permanecer suja, em função do pouco volume de água limpa que saía da represa. Não foram poucos os pescadores, entre os que pescam embarcados, que tiveram avarias nos motores de popa, principalmente nas hélices. A desolação foi total, principalmente para aqueles que possuem rancho no local. Esta situação ainda teve ainda um agravante: como o nível do São Francisco está muito baixo, a água dos afluentes foi sugada rapidamente, apesar de ter tido boas enchentes, principalmente no rio Paracatu, que hoje já está com água limpa e com nível baixo, como se costuma ver no final do ano, lá pelos meses de setembro/outubro. Isso certamente vai prejudicar o rendimento da pescaria.

Podemos fazer uma avaliação sobre aquilo que podemos visualizar, o que não é nada animador. Infelizmente, pode ser ainda pior. Será que os peixes tiveram a mínima condição de realizar a desova? Fica difícil de saber. Também os pescadores de lambaris foram prejudicados. Locais famosos, como o córrego dos Veados, sofreram muito neste ano. Poucos tiveram sucesso, já que quase sempre a água estava suja e com nível baixo. Houve um pequeno período durante o mês de abril onde deu bastante lambari. Neste ano, segundo informações passadas por pescadores, o melhor local foi o rio Estiva, próximo à localidade de Campinho. Estive por lá uma única vez, e realmente foi muito boa a pescaria.

Pelo menos uma boa notícia: não sei a razão, mas a Cemig aumentou a vazão em Três Marias. Em consequência, melhorou o nível e já houve uma reação dos peixes. Grandes piaus foram capturados na semana passada, e até alguns dourados, principalmente na região próxima ao afluente Rio de Janeiro.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Pesca, no dia 27/05/2016




Comente esta Coluna