Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 17° Agora: 19° Quarta, 17 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,233 Euro agora: R$ 5,600
Pesca


Leitores denunciam crime ambiental nos rios Piranga e Guarará



Leitores da coluna encaminharam a nossa Redação denúncias de crimes ambientais cometidos na confluência dos rios Piranga e Guarará, na zona rural de Itaverava. Segundo apurou a coluna, moradores da região e alguns pescadores de Lafaiete estão colocando redes e outros utensílios no encontro dos dois rios. Essa prática, ainda conforme os denunciantes tem provocado a morte de peixes pequenos, fora de medida, das espécies piaba, timburé, bagres, traíras, entre outros.

?Já vi a rede sendo tirada do rio. Ninguém se preocupa em esconder e o trabalho é feito durante o dia mesmo. Pega-se de tudo, de carás-dourados até lambaris pequenos, não escapa nada. Acho isso um crime contra a natureza e contra quem defende, como nós, o meio ambiente?, disse um pescador da cidade, acostumado a tentar a sorte com varas e molinetes, que pediu a não divulgação de seu nome, por temer represálias de quem está cometendo os delitos.

O denunciante pediu apoio ao Jornal CORREIO e à Polícia Militar Ambiental. ?Acho que a polícia deveria dar uma passadinha no local e andar na beira do rio. O que eles vão achar de rede jogada dentro do rio, é uma brincadeira. No encontro, então, é uma vergonha?, disse o informante ao Jornal, lembrando que pesca com vara e molinete e gosta de jogar massa de queijo e canjiquinha para atrair os peixes.

De acordo com o pescador, se a matança continuar desse jeito, em pouco tempo não teremos mais notícias de bons peixes no Piranga e nem no Guarará. ?Já peguei muita piaba grande com varinha de mão do Guarará, mas, agora, com as redes, fica até difícil jogar a linha com anzol?, finalizou.

A coluna entrou em contato com a Polícia Ambiental, formalizou a denúncia e divulga os telefones de contato para quem quiser fazer sua queixa. Os números são o 181 e o 3763-1006. Lembramos que não há necessidade de a pessoa se identificar.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Pesca, no dia 09/05/2016




Comente esta Coluna