Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 14° Agora: 28° Quarta, 08 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,086 Euro agora: R$ 5,462
Cuide bem do seu Pet


Por que tantos pets sofrem com a lágrima ácida?



 

Vamos falar de um problema nos pets que é bastante comum na clínica veterinária: a lágrima ácida. O nome sugere algo muito ruim e assustador, mas não é para o tutor ficar apavorado, a lágrima ácida é o resultado do acúmulo de líquido na região dos olhos tanto dos cães, quanto dos gatos.

Isso se deve a uma falha no canal lacrimal dos animais que não consegue drenar as lágrimas. Dessa maneira, as secreções oculares dos cães e gatos acabam vazando e se acumulando abaixo dos olhos. Esse acúmulo fica perceptível por conta da cor escura e amarronzada nos pêlos e do odor desagradável. As substâncias responsáveis por essa cor e cheiro são as porfirinas e catecolaminas, que surgem a partir da degradação das hemácias (glóbulos vermelhos).

Ao contrário do que muita gente acredita, as lágrimas ácidas não têm relação com o choro dos pets. Os cães e gatos manifestam o choro não por meio de lágrimas, mas sim através de sons agudos e persistentes.

Nos cães, a lágrima ácida é também conhecida como cromodacriorreia. A causa pode estar relacionada à obstrução do ca­nal lacrimal, bem como de uma alimentação po­bre em nu­trientes. Por isso, é im­por­tan­te obser­var co­­mo o seu pet tem se alimentado e se hidratando. A escolha da ração também é um diferencial, pois no mercado existem, atualmente, muitas opções que colaboram para a melhoria do problema.

As principais causas que podemos citar para o surgimento da lágrima ácida são: irritação nos olhos, pálpebras mal posicionadas, excesso de produção de lágrimas, alteração na anatomia do canal lacrimal, obs­trução parcial ou total do ca­nal, excesso de pê­los, tár­taro nos den­tes, deficiência ou ex­cesso de vi­ta­minas e mi­ne­rais, excesso de carne ver­me­lha e de ferro no organismo.

O tratamento da lágrima ácida consiste no uso de antibióticos, no ajustamento da nutrição animal e no cuidado com a higienização. Por isso, durante a limpeza do local use sempre materiais limpos, macios e descartáveis como gazes embebidas de soro fisiológico. Faça isso pelo menos duas vezes ao dia. É necessário após a limpeza secar bem a região para não ter efeito negativo sobre o tratamento.
Além disso, o ato de massagear a região lateral dos olhos dos animais colabora na desobstrução do canal da lágrima e pode gerar uma melhora gradual do quadro do pet.

Na dúvida, converse sempre com o médico veterinário da sua confiança, afinal cada caso apresenta suas particularidades.

Crédito da foto: Wirestock no Freepik



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 02/12/2023

Hospital Veterinário São Francisco
Jean


Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.

Mais informações: (31) 3721-1530 / saofrancisco@cvsf.com.br



Comente esta Coluna

Av. Telésforo Cândido de Resende, 881, sala 501 - Conselheiro Lafaiete - MG - CEP 36.400-056 | (31)3763-5987