Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 14° Agora: 17° Segunda, 20 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,103 Euro agora: R$ 5,544
Nayara Costa


Tempo seco e as crises alérgicas: como prevenir?



 

Um dos maiores problemas de quem sofre com as alergias respiratórias é o tempo seco, algo muito comum durante o inverno. E, durante o mês de agosto, a baixa umidade do ar é a grande vilã. Entretanto, você sabe exatamente por que o tempo seco piora as alergias respiratórias? É o que eu vou explicar um pouco melhor na coluna de hoje.

O tempo seco causa ressecamento das vias aéreas e favorece a proliferação de vírus e o agravamento de doenças e alergias respiratórias. O que acontece é que diversas partículas ficam suspensas no ar e são inaladas pelas pessoas.

Os principais sintomas alérgicos podem incluir: coceira, espirros, coriza, conjuntivite e manifestações na pele, como urticária. No tempo da estiagem, você respira um oxigênio mais seco e, para chegar ao pulmão, é necessário um esforço maior do sistema respiratório.

Quais as principais alergias?

Reações alérgicas: quem sofre com o clima pode apresentar tosse seca, crises de rinite, ressecamento da pele, coceiras e falta de ar. As crianças e idosos são os mais vulneráveis.

Asma: o tempo seco pode provocar a asma. Por ser uma doença crônica, o pulmão do asmático é mais inflamado, e, como no tempo seco o ar chega menos filtrado, isso sobrecarrega o sistema respiratório.

Rinite alérgica: há muitas substâncias tóxicas e micropartículas de poeiras suspensas no ar no tempo seco. Isso irrita a mucosa nasal e provoca a rinite.

Sinusite: com o clima seco, as membranas que revestem os seios nasais acabam não drenando o muco, que fica mais espesso por falta de umidade. Como o ar não circula de forma adequada, os vírus e as bactérias se reproduzem com facilidade e favorecem a sinusite, que se caracteriza como uma inflamação na face.

Bronquite: trata-se de uma inflamação nos brônquios. O problema é caracterizado pela tosse e o aumento da secreção da mucosa nos brônquios acompanhada ou não de febre. As crianças são as mais atingidas pela doença e são as que mais sofrem com o tempo seco.

Para prevenção, é importante se manter bastante hidratado durante o dia. Além disso, é fundamental evitar o acúmulo de poeira. O uso de inaladores pode ser bastante eficaz para ajudar a umedecer as vias respiratórias e xaropes para acalmar as crises de tosses e as alergias na garganta também podem ser eficazes.


Espero que você tenha gostado da coluna de hoje. Um abraço e até semana que vem!



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 22/08/2022

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna