Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 17° Agora: 28° Quinta, 25 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,165 Euro agora: R$ 5,538
Pesca


Turma do Mário dá show no rio São Benedito



Fui pescar no carnaval. Este ano com um grupo de amigos, batizado de Turma do Mário em homenagem a um tio-avô pescador, já falecido. O grupo formado pelos amigos, Dário, Manoel San­tana, José Luiz, Marcos Candian, Gustavo Can­dian, Luciano, Eduardo e Marco Antônio, partiu de La­faiete para a pescaria no rio São Benedito, afluente do famoso rio Tele Pires, que corre no Sul do Pará.

O rio São Benedito é conhecido por suas águas rápidas, muitas corredeiras e cachoeiras, gran­de quantidade e variedade de peixes, grandes jaús e pirararas. A expectativa em relação ao resultado da pescaria era grande, visto que, no grupo tínhamos pescadores de primeira viagem.

Partimos do aeroporto de Confins com destino a Alta Floresta, cidade do Norte do Mato Gros­so, distante 160 km da pousada, que leva o mesmo nome do rio, na sexta-feira, véspera do carnaval. Fomos recebidos no aeroporto por Sandro, proprietário da pousada, e logo embarcamos em caminhonetes com destino à tão esperada aventura. Após 3 horas de viagem, por asfalto e estrada de terra, lá estávamos, às margens do majestoso São Benedito. Momento de descanso da viagem e preparo da tralha, a pescaria começaria no dia se­guinte, bem cedo.

Logo na primeira manhã, um grande jaú deu as caras, fisgado pelo Luciano, que nunca tinha brigado com um peixe daquele tamanho e força. Briga vencida, peixe comemorado, fotografado e devolvido para o rio. Esse era um sinal que a pescaria seria boa. Os dias que se seguiram foram de muita ação. Jaús, pirararas, grandes cachorras, jundiás, barbados, corvinas, entre outros, fizeram a festa da Turma do Mário. Até o tucunaré fogo, comum na re­gião, mas raro nesta época do ano, devido ao rio cheio, apareceu proporcionando belas fisgadas.

Todos no grupo ficaram satisfeitos com o resultado, após cinco dias inteiros e intensos, num rio maravilhoso, impressionados com a diversidade e quantidade de peixes, além da beleza da fauna e flora daquela região. Na noite do último dia, com a pescaria encerrada, fomos para as premiações. O troféu do maior peixe ficou com o Lu­ciano, pelo seu belo jaú; já o troféu pelo maior nú­mero de peixes ficou com o Eduardo, mas todos receberam troféus de participação.

Fim de festa, hora de voltar pra casa. Esse gru­po, a Turma do Mário, pescou junto pela primeira vez, e brilhou. Acredito que essa seja a primeira de muitas pescarias dessa turma. Carnaval de 2017 estaremos juntos novamente, a data já está confirmada, só falta escolher o destino.

Turma do Mário, rio São Benedito, Pousada São Benedito, eu recomendo.


Marco Aurélio Rossini

Médico e pescador

 






























Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Pesca, no dia 04/03/2016




Comente esta Coluna