Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 17° Agora: 26° Quinta, 25 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,163 Euro agora: R$ 5,515
Nayara Costa


5 cuidados essenciais com a saúde durante o inverno



 

Já deu para sentir as temperaturas mais baixas nos últimos dias, não é mesmo? O outono está indo embora e o inverno se aproxima. Na estação mais fria do ano, é preciso ter alguns cuidados com a saúde para proteger nosso organismo de doenças comuns nessa época, como gripes, resfriados e até pneumonias.

Na coluna de hoje, vou falar sobre 5 cuidados simples que devemos tomar para nos proteger e passar pelo inverno com mais saúde e bem-estar!

1. Beba mais água

No inverno é mais difícil sentirmos sede. Por conta disso, deixamos de beber a quantidade de água necessária. Acontece que ela é essencial para manter o bom funcionamento do nosso organismo de maneira geral, por isso, sua ingestão deve ser feita da mesma maneira nos dias mais frios.

Além de manter o bom metabolismo, a água ajuda a hidratar a pele e a garganta, o que é muito importante, especialmente nos dias em que o ar está mais seco.

2. Hidrate mais a pele

Por falar em pele, ela é uma das que mais sofrem no inverno. Por isso, os cuidados com a saúde nesses meses mais frios podem começar por ela.

O ressecamento cutâneo acontece, principalmente, pela junção de dois fatores: menor transpiração corporal e banhos mais quentes. O resultado é a diminuição da hidratação natural da pele, deixando-a com aspecto ressecado e sem brilho.

Uma forma de intensificar os cuidados no inverno com a saúde da sua pele é:
• beber mais água;
• tomar banhos mais rápidos ou menos quentes;
• dar preferência a sabonetes neutros;
• usar creme ou loções hidratantes por todo corpo.

3. Mantenha os ambientes arejados

Outra tendência muito comum nos dias frios é fechar todas as janelas para deixar o ambiente mais quente, mas essa é uma prática errada. Fazendo isso, você impede a circulação de ar, colaborando para o surgimento das doenças típicas dessa época que, ao contrário do que muitos pensam, aumentam no inverno não pela baixa temperatura, mas pela aglomeração de pessoas em um mesmo local. Por esse motivo, mantenha ao menos, uma janela aberta para que haja a circulação do ar na sua casa.

4. Mantenha a alimentação equilibrada

No inverno também é normal sentirmos mais fome e, por consequência, comemos mais alimentos calóricos. Isso acontece porque nosso organismo, naturalmente, pede mais nutrientes para nos manter aquecidos.

No entanto, é muito importante continuar com uma alimentação saudável mesmo nos dias mais frios, consumindo frutas, legumes e verduras. Não só para manter o peso e se livrar das indesejadas gorduras corporais, o consumo de alimentos saudáveis deve fazer parte dos seus cuidados pois isso ajuda a prevenir muitas doenças do frio e manter o sistema imunológico em dia.

5. Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é outro hábito que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. No entanto, muitas pessoas deixam essa atividade de lado nos dias mais frios.

Aqui, é importante saber que praticar exercícios no inverno queima mais gordura que no verão. Além disso, ajuda a combater a preguiça e o mau humor, que também costumam ser bastante característicos nessa época do ano.

Por mais que tragam benefícios, também é preciso tomar alguns cuidados com a saúde ao praticar esportes nessa estação, tais como:
• agasalhar-se, mas sem exageros;
• manter a hidratação;
• optar por horários menos frios;
• aquecer antes do treino para estimular a musculatura;
• respeitar seus limites.

Tomando esses cuidados no inverno com a saúde da sua família e, claro, com a sua, vocês poderão curtir juntos a estação mais aconchegante do ano, criando lembranças únicas para toda a vida.

 

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 10/06/2021

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna