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Denúncia


Leitor denuncia mau atendimento no setor público



Um leitor do Jornal CORREIO procurou nossa Redação para reclamar do atendimento da Câmara: "Minha nora esteve na Câmara por duas vezes, porque preciso fazer um cartão do SUS. Na primeira vez, nem falaram com ela direito. No dia 24 de novembro, informaram que ela deveria fazer na Secretaria de Saúde, mas a funcionária não sabia nem informar onde é a secretaria, porque ela é de BH e não conhece nada aqui. No dia seguinte, fui à secretaria e me disseram que não tinha como, porque estavam há três dias sem internet. Então, fiquei nervoso e xinguei. Um funcionário fa­lou que "não tem obrigação nenhuma de me ajudar". Quero que os vereadores apurem isso, além dos três dias sem internet e um funcionária de Belo Horizonte. Quero saber o porquê de isso estar acontecendo. Não sei nem os nomes dos fu­n­cionários, porque não se apresentam. O serviço lá está péssimo", reclama.

Câmara municipal responde

A Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, em relação à denúncia trazida pelo Jornal Correio da Cidade, esclarece:

1 - Desde o dia 23 de novembro de 2015, a Câmara Municipal tem enfrentado problemas com a empresa que fornece sua conexão com a Internet. A conexão não tem acontecido, oscilado ou ficado muito lenta. Isso compromete a prestação de diversos serviços que requerem o acesso à Internet, entre eles, a emissão do Cartão Nacional de Saúde (conhecido popularmente como "cartão do SUS"). Todas as medidas pertinentes já têm sido tomadas para regularizar essa situação no mais breve tempo possível.

2 - A emissão do cartão do SUS pela Câmara Municipal é feita em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que é  responsável pela prestação desse serviço. Então, na hipótese de a Câmara Municipal não poder realizar a emissão, realmente haverá o encaminhamento dos cidadãos interessados para a Secretaria.

3 - Todo o pessoal empregado no Centro de Apoio e Atendimento ao Cidadão - CAC, órgão da Câmara Municipal onde o cartão é emitido, foi admitido pela seleção pública, obedecendo todos os preceitos legais vigentes, inclusive os que vedam pre­­conceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Ainda assim, não há pessoa residente na cidade de Belo Horizonte que trabalhe no CAC.

4 - Todos os profissionais do CAC recebem adequado treinamento, estando aptos a redirecionarem de forma correta os cidadãos que nos procuram quando o serviço que desejam não é prestado por nós, mas por outro órgão ou entidade. Erros, no entanto, podem ocorrer. A Câmara Municipal, entretanto, não compactua com o descaso ou o desrespeito, nem do Poder Público nem dos cidadãos, e a Coordenação do CAC já encaminhou a denúncia apresentada para apuração pela Ouvidoria Pública do Legislativo do ocorrido na Secretaria de Saúde.

A nota é assinada pelo Coordenador do Centro de Apoio e Atendimento ao Cidadão (CAC), Giovani Hilário Moreira.



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Escrito por Denúncia, no dia 08/01/2016




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