Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 16° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Direito no Alvo


Intocáveis e Assalariados: um jogo muito complicado



Cláudia Maria Siqueira Camargos Botelho, professora da FDCL, e Carlos Alberto Salim de Resende Camargos, professor da FDCL

Aproximadamente duzentos e onze milhões de pessoas comparecem ao formidável e imponente “Estádio da Desilusão” para assistirem a um espetacular e inusitado duelo. Estarão se confrontando as equipes dos “Intocáveis” e dos “Assalariados”.

Os Intocáveis são comandados pelo eficiente técnico apelidado de Congressista, enquanto os Assalariados, vivendo uma crise financeira sem precedentes, fazem o possível e o impossível para serem conduzidos pelo decrépito e escaveirado Salário Mínimo, que também atua como goleiro.

A equipe dos Intocáveis é formada por: Renda, INSS, IPTU, IPVA e SFH; PIB, ICMS, Mordomia e Cartão de Crédito; Aluguel e Petróleo. No banco de reservas, prontos e decididos para qualquer eventualidade, estão os vigorosos IPCA, Supermercado e Cartão Consignado, armas secretas do estrategista Congressista.

Os Assalariados, por sua vez, são defendidos por: Salário Mínimo, Zé Povinho, Peão, Boia-Fria e João Ninguém; Habitação, Alimentação, Vestuário e Transporte; Saúde e Aposentado.

Educação, Segurança e Lazer foram eliminados da competição pelo TIS – Tribunal da Insuficiência Salarial – e só poderão retornar às atividades no quadro dos Assalariados quando conseguirem descobrir e destruir a caveira de burro que foi enterrada no gigantesco campo.
Os Intocáveis levam o jogo como querem, dando pancadas, rasteiras e rabos-de-arraia, tudo sob o olhar complacente e divertido do Sr. Embusteiro, o árbitro.

Aposentado, o mais experiente jogador dos Assalariados, mal consegue andar, vítima de consequentes ataques desleais do INSS, que não respeita o passado histórico e glorioso do bravo lutador.
Zé Povinho, Peão e Boia-Fria lutam incansavelmente para suprir as deficiências de Alimentação e Saúde, cada vez piores em campo.

João Ninguém, isolado e esquecido, assiste quieto e mudo, às investidas que Petróleo desfere em Transporte e às trombadas que SFH implica em Habitação. Para maior desespero dos Assalariados, PIB e Cartão de Crédito cercam Vestuário e os esfarrapam, causando gozo e risos em Mordomia, o mais cínico integrante dos Intocáveis.

Aposentado tenta de todas as formas estimular os seus companheiros, mais Crédito Consignado, que acabara de entrar no jogo, dá-lhe uma rasteira, completada por várias bordoadas desferidas por Cartão de Crédito.

Impunidade e Malandragem, as alegres tietes e chefes de torcida dos Intocáveis, espocando champagne e tirando gosto com caviar, dão gostosas gargalhadas com as seguidas quedas de Salário Mínimo e as lágrimas de Idoso, o mais fervoroso torcedor dos Assalariados.

Tristes e desolados, sofrem os Assalariados uma derrota fragorosa, mas mantêm uma postura altiva e digna, não se importando com as comemorações dos Intocáveis.

Os Assalariados sempre exigem uma revanche e marcam para o dia da próxima eleição, mas quando chega o grande momento de virar o jogo, amarelam e mais uma vez tomam o pé no traseiro.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Direito no Alvo, no dia 14/05/2021

Direito no Alvo


Artigos desenvolvidos pelos professores da FDCL. Os textos debatem assuntos da atualidade e que envolvem o mundo jurídico.



Comente esta Coluna