Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 13° Agora: 24° Sábado, 18 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,103 Euro agora: R$ 5,544
Nayara Costa


Cuidados com a saúde íntima da mulher



 

Cuidar da região íntima é cuidar da saúde como um todo. Falar sobre isso, porém, ainda causa desconforto em muitas mulheres, já que o tema é considerado um tabu. Essa dificuldade, associada a uma rotina agitada, acaba fazendo com que os cuidados com essa parte do corpo fiquem em segundo plano, o que pode comprometer a saúde íntima feminina, que é naturalmente mais sensível e delicada.

Por isso, na coluna de hoje, vou falar um pouco mais sobre o que nós, mulheres, podemos fazer no dia a dia para deixar a região íntima mais saudável e, consequentemente, melhorar nossa saúde como um todo. 

Use sabonete íntimo

Diferentemente de outras partes, a região íntima merece cuidados especiais. Na hora de tomar banho, por exemplo, prefira um sabonete desenvolvido especialmente para essa parte do corpo, ao invés de usar sabonetes comuns. Esse cuidado é importante para evitar desconfortos e a proliferação de micro-organismos, como os fungos, que causam a candidíase.

O sabonete líquido íntimo é ginecologicamente testado e pode ser utilizado todos dias, inclusive durante a gestação ou, até mesmo, no período menstrual, conforme a necessidade da mulher. O sabonete íntimo ainda possui formatos variados, que acompanham a rotina da mulher.

Vá ao ginecologista

O médico ginecologista é o especialista que acompanha a saúde da mulher desde o início da puberdade. Para ficar atenta às alterações da região íntima, marque consultas periódicas e não tenha vergonha de tratar sobre assuntos íntimos com o médico. Fale sobre suas dúvidas e lembre-se de relatar qualquer anormalidade que você tenha percebido no corpo ou na região íntima, como odores, coceira, alergias, corrimentos ou, até mesmo, uma coloração estranha na menstruação.

Não fique muito tempo com roupas de banho úmidas

Ir à praia ou à piscina é sempre prazeroso, mas o hábito de permanecer com a roupa de banho molhada por muito tempo pode prejudicar a saúde. Muitos casos de infecções, causadas principalmente por fungos, ocorrem nessas circunstâncias, já que o ambiente se torna propício para a proliferação dos micro-organismos. O ideal é vestir uma roupa seca assim que possível, evitando umidade e calor na região íntima.

No período menstrual, faça trocas regulares de absorvente

A troca de absorvente é muito importante para a saúde do corpo e também da região íntima. Sem a devida ventilação e higienização, que ocorre com a troca do absorvente, a região fica sujeita à ação de micro-organismos, como bactérias e fungos.

Recomenda-se que os absorventes internos sejam trocados após cinco horas de uso, enquanto os externos devem ser trocados após pelo menos quatro horas de uso, ou de acordo com a intensidade do seu fluxo menstrual.

Evite roupas muito apertadas

Se você gosta de usar peças jeans ou mais justas com frequência, tente revezar com peças mais soltas e leves, que evitam o aquecimento e abafamento da região íntima, para evitar odores e desconforto.

Gostou das nossas dicas de hoje? Espero que sim! E lembre-se: existe uma gama de produtos farmacêuticos manipulados especialmente para o que você está sentindo e para aumentar, ainda mais, os cuidados íntimos. Procure seu médico e seu farmacêutico de confiança para te orientarem melhor sobre o que usar. Depois, conte para a gente o que achou da coluna de hoje. 

Um abraço! Até semana que vem!

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 28/04/2021

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna