Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 17° Quinta, 25 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,147 Euro agora: R$ 5,461
Pesca


Saiba por que é importante fazer manutenção dos equipamentos



Amigos pescadores, através deste texto, venho alertar sobre a importância da manutenção preventiva em suas carretilhas e molinetes. As carretilhas e molinetes de pesca são equipamentos de precisão, em que várias peças se atritam, como um motor de carro, por exemplo, porém, de uma maneira bem menos complexa. Continuando com o exemplo do motor de um automóvel que é hermeticamente vedado para que não haja vazamento dos fluidos lubrificantes e também não haja a contaminação de detritos externos, as carretilhas e molinetes de pesca não são vedados e nem têm uma fonte de lubrificação continua e duradoura como de um motor de automóvel.

Sendo assim, os lubrificantes das carretilhas e molinetes perdem sua eficácia com o uso e até mesmo com o tempo. Os detritos que podem entrar em contato com as peças internas do equipamento são, dentre outras coisas o pó de ração, massa, poeira, terra, areia, o muco produzido pelo peixe etc. A porta de entrada desses detritos no equipamento se dá pelo manuseio. E esses detritos dentro do equipamento podem ser muito nocivos causando danos como: desgaste prematuro na coroa, pinhão, distribuidor de linha e até mesmo o travamento dos rolamentos.

Para uma manutenção preventiva se desmonta todo o equipamento, deixa o mesmo por alguns minutos de molho em um banho com detergentes apropriados para que se retire toda a graxa e óleo velho. Após esse processo é feita a secagem, análise das peças, montagem e lubrificação, com lubrificantes específicos. Os inúmeros benefícios obtidos com a manutenção preventiva do equipamento, além de conservá-los por muito mais tempo e otimizar a relação de arremesso e conforto, é fundamental para o seu desempenho no geral.

Hoje, com a alta do dólar, as peças para substituição estão com um valor muito elevado e muitas vezes inviabilizando o reparo a ser feito. Deixo essa dica para todos os amigos pescadores, façam a manutenção preventiva em seus equipamentos. Procure um profissional especializado para ajudá-lo.

 

José Silvestre Vieira

Aposentado e pescador



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Pesca, no dia 30/12/2015




Comente esta Coluna