Tempo em Lafaiete: Hoje: 30° - 16° Agora: 23° Terça, 30 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,194 Euro agora: R$ 5,538
Nayara Costa


A saúde emocional pode afetar a saúde capilar?



 

 

Você sabia que o estresse, a ansiedade, a agitação e o nervosismo podem afetar a sua saúde de diversas formas? E que uma delas influencia diretamente no crescimento saudável dos cabelos? É justamente sobre isso que vou falar na coluna de hoje: como a saúde emocional afeta nossos belos e longos fios e o que podemos fazer para amenizar a situação.

Com certeza você já escutou relatos de pessoas que passaram por um quadro de estresse agudo e, meses depois, começaram a notar uma queda acentuada de cabelo ou falhas muito grandes no couro cabeludo. Chamamos esse quadro de “alopecia” e, infelizmente, situações como as que eu citei acima são mais comuns do que imaginamos.

A doença, que pode surgir até três meses após um episódio de estresse intenso, afeta o sistema imunológico e sua atuação nos folículos. Ela faz com que os cabelos fiquem fracos (já que não têm nutrientes suficientes) e, assim, caiam mais que o normal em determinados pontos do couro cabeludo, além das madeixas ficarem extremamente quebradiças.

O que acontece, cientificamente falando, é que o estresse agudo gera altas taxas de cortisol no organismo e, assim, o corpo não entende que os cabelos sejam importantes. Então, quando há demandas maiores de vitaminas e proteínas, o organismo usará também os nutrientes que antes eram direcionados aos fios para outro local, o que causa a queda capilar em grande quantidade.

Tratamentos

Quando há relação entre estresse e queda de cabelo, é importante considerar tratar de ambas as situações. A perda dos fios, por exemplo, pode ser solucionada com suplementos e tratamentos específicos. Mas de nada adianta se a saúde mental não for tratada, já que este é o fator responsável pela queda capilar.

Mas como controlar/tratar o estresse? O primeiro passo é buscar ajuda junto a um especialista. Somente ele será capaz de identificar a causa do nervosismo e indicar qual a solução para amenizá-lo, podendo ser terapias em grupo ou individual com o profissional, ou até mesmo uso de fitoterápicos naturais, que têm um bom potencial tranquilizador sem efeitos sedativos.

Somente depois que a sua saúde psicológica e emocional for tratada é que os tônicos, shampoos, ou até mesmo suplementos, irão fazer efeito e as madeixas voltarão com força total ao que eram antes. Além disso, especialistas em quedas capilares podem receitar suplementos direcionados ao organismo e reposição das vitaminas essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo que, consequentemente, irão afetar positivamente o nosso couro cabeludo.

Bom, espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre a relação entre nossa saúde emocional e nossos cabelos, e como o corpo humano é uma “máquina perfeita”, na qual tudo está interligado e deve estar funcionando em harmonia.

Um abraço, e até a próxima semana.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 17/10/2020

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna