Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 17° Agora: 18° Quinta, 25 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,147 Euro agora: R$ 5,517
Marcelo Augusto


Odontologia para Pacientes Especiais



Hoje em nosso país, existem cerca de 24 milhões de pessoas que possuem algum tipo de necessidade especial. Esse número corresponde a   cerca de 14,5% da população. E isso faz com que todas as áreas da saúde estejam preparadas para tratar esse paciente, incluindo a Odontologia.

 

A Odontologia para Pacientes Especiais tem por objetivo a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal de pacientes que tenham alguma alteração no seu sistema biopsicossocial. E para isso é necessário classificar, e entender as necessidades individuais de cada paciente e que grupo esse paciente se enquadra:

- Deficiência Mental

- Deficiência Física

- Anomalias Congênitas (Deformações, Síndromes)

- Distúrbios Comportamentais (Autismo)

- Transtornos psiquiátricos

- Distúrbios sensoriais e de comunicação

- Doenças sistémicas crônicas (Diabetes, cardiopatias, insuficiência renal e etc.)

- Doenças Infectocontagiosas (Hepatites, HIV, Tuberculose)

- Condições sistêmicas (Irradiados, transplantados, oncológicos e etc.)

 

A partir do momento em que o profissional toma conhecimento da idade, sexo, tipo de deficiência, tipo de cooperação, e do grau de necessidade do paciente, ele consegue planejar a rotina de atendimento e quais os recursos específicos para viabilizar o atendimento.

O primeiro passo é a comunicação (verbal, sinais, visual, etc.) através da qual o profissional muitas vezes terá de explicar o que irá fazer antes mesmo de começar. Em outros casos, poderá ser necessário utilizar métodos de contenção física, os quais possuem recomendações específicas para serem executados da maneira mais correta para se evitar traumas físicos e emocionais, principalmente em pacientes com comprometimentos comportamentais e crianças. E por último, quando esgotadas as outras possibilidades, é possível utilizar a sedação medicamentosa, ou até mesmo anestesia geral.

Um outro fator de grande importância para o sucesso do tratamento de Pacientes Especiais é a relação estabelecida entre família, paciente e profissional. Isso ocorre porque a maior parte desses pacientes demandam um cuidado em tempo integral e contínuo, exigindo, portanto, a presença de um cuidador. Assim a família se torna parte do atendimento, de forma que os cuidados caseiros com a saúde bucal são a chave para prevenir determinadas doenças.

E para garantir o sucesso da relação família, paciente e profissional, é necessário dar voz ativa aos familiares e as pessoas envolvidas no cuidado do paciente, incluí-las na rotina e no acompanhamento desses pacientes, e solicitar e orientar esses envolvidos sempre que for necessário.

 

Class Odontologia Estética

Responsável Técnico Dr. Marcelo Augusto Barros de Albuquerque

CRO MG40.252

Rua Coronel Albino 202- Centro (Próximo ao Hotel Meri)

Contato: 4114-1196 (Fixo e Whatsapp)

       99544-1805 (Whatsapp)

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Marcelo Augusto, no dia 06/07/2020

Marcelo Augusto Barros de Albuquerque


Dentista
Class Odontologia Estética 
Endereço: rua Coronel Albino, 202, Centro
(Próximo ao Hotel Meri)
Telefones:
4114-1196 (Fixo e Whatsapp)
99544-1805 (Whatsapp)



Comente esta Coluna